FÓRMULA 1 CURTO ANDRÔMEDA - SEASON 01 - ETAPA 02 - GP DA CANADA - CIRCUITO GILLES VILLENEUVE
Segundos, que decidem
Literalmente, decidem! Você, eu, todo mundo já viu nestes três anos inúmeras vezes, provas terem o martelo batido sobre seu resultado por conta das punições. E de fato, ‘’nem tudo o que parece é’’, pode ser a melhor frase para descrever o automobilismo virtual.
Quando o grid é muito bom, automaticamente se torna muito competitivo, caso este, da categoria Andrômeda. Os detalhes precisam ser apurados demais quando os danos são simulação. Eu nem sequer vou me permitir falar em ‘’culpa’’, causa, seja lá o que for, afinal, as circunstâncias são inúmeras.
Quando a conta fecha, tudo pode mudar, e mudou, Jeferson Oliveira que o diga. Mesmo que estivesse indo muito bem, e por algum momento liderando a prova, as decorrências dos carros de segurança o fizeram perder o posto, mas veja bem, perdeu naquele momento apenas, e como se espera em provas tão agitadas, os olhos se voltam a quem briga pela primeira posição.
Mesmo perdendo a posição ele conseguiu fazer o mais difícil: não se distanciar, se manter firme na briga e tomar o mínimo de punições possíveis. Isso é fundamental, principalmente numa pista como a do Canadá, onde tudo é perto e com danos simulação as cadeiras podem trocar seus donos a qualquer instante.
O trabalho foi bem executado, e cautela aqui, foi sinônimo de inteligência. Nesse instante, em que Jeferson era 3º, Kleber e Belini brigavam furiosamente pela ponta, e diga-se de passagem, que pilotaço o tal Guilherme Belini! Mas o páreo com o Samurai foi duro em todo o tempo que durou. Comendo pelas beiras Kleber o passou na volta 25.
Surpreendentemente, Guilherme devolve a ultrapassagem no setor 2 da última volta.
Bem, enquanto falamos de uns, esquecemos de outros, não intencionalmente, claro. Mas o interessante mesmo, é como no fim das contas estratégias e mais estratégias são apenas 50% de tudo, chego a conclusão, que em algumas pistas o cuidado com as penalidades devem ocupar os outros 50%.
Fim da linha. Kleber ficou em 2º, Belini em 4º e Jeferson o grande vencedor. Fez tudo certo ao ponto de permanecer no rastro e controlar as punições. Sensacional. Ok, mas e o 3º? Ora, sabe aqueles que esquecemos as vezes? Não se engane, porque de pilotos de ponta não se duvida. João Ildeu, que foi citado pouquíssimas vezes, garantiu a dobradinha das Mercedes no pódio.
Punições, punições, punições…. que valiosos segundos!
CLASSIFICAÇÃO
Resultado:
Não terminaram
Piloto da corrida:
Piloto destaque:
Melhor volta da corrida:
Por Mauricio Klippel