MUNDIAL F1 SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 11 - GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA - SEASON 04
Entre gigantes
Carlos leitores, no dia 11 de Julho foi realizada a décima primeira etapa do campeonato Mundial de Formula 1 e-SPORTS RXP - Série Especial, sob o formato de Leilão, corrida ocorrida no traçado belga de Spa-Francorchamps, circuito muito apreciado por praticamente todos os pilotos.
A classificação se deu com o tempo limpo, e aquele que conquistou a pole foi Mauricio Galli de Red Bull marcando o tempo de 1:42,748, em 2º Golmar Beppler à 0,212 da pole em sua McLaren, na 3ª colocação Tony Peterson de Mercedes apenas 0,006 atrás de Golmar, em 4º Vinicius Bianchin também de Mercedes com o tempo de 1:43,032, abrindo a terceira fila Matheus Leão à bordo de sua AlphaTauri e ao seu lado outra AlphaTauri conduzida por Otavio Deslandes.
Galli dita o ritmo em Spa Francorchamps e vence corrida com final tenso. Wandaick erra, bate na Eau Rouge e vê Leão se distanciar ainda mais na ponta. Arthur Isaac faz uma classificação desastrosa, mas usa toda a potência de sua Red Bull para sair de último para o pódio.
Todo ponto conta
Mesmo conseguindo apenas uma Alfa Romeo no leilão, Wandaick Emanuel estava fazendo uma boa prova e marcando alguns pontos depois de largar em P13, o piloto tinha acabado de trocar seus pneus na volta 26, de composto duro para os médios. Sem aderência, acabou errando e batendo na famosa Eau Rouge, uma das curvas mais perigosas do calendário. Com o NC, Wandaick viu Matheus chegar em P5 com a Alpha Tauri e abrir 113 pontos de distância na tabela de pilotos.
Com o tempo claro desde o início e sem previsão de chuva a corrida logo se iniciaria, entre os 10 primeiros todos estavam utilizando composto macio, já do décimo primeiro ao vigésimo a conversa era outra, as 3 gamas de compostos estavam presentes, escolha interessante por parte de Wandaick Emanuel e Arthur Isaac que optaram por iniciar a corrida com o composto duro. E veio a largada, muito boa alias, disputada e limpa, as posições praticamente não se alteraram, bem quase, exceto por Lion Garcia que saltou para a 5ª colocação e Matheus Leão que caiu para 8º perdendo 3 posições. Na ponta, Mauricio Galli abriu quase 2 segundos de vantagem para o 2º colocado Tony Peterson com Golmar Beppler, Vinicius Bianchin e Otavio Deslandes formando um pelotão único. Na outra ponta da tabela com menos sorte, Lucas Yan e Fabio Freitas acabaram abandonando. Na volta 10 começaram as paradas e a dança de posições.
Após todos realizarem suas paradas Mauricio Galli permanecia na liderança, em 2º Tony Peterson, Vinicius Bianchin na 3ª posição, em 4º Otavio Deslandes, Matheus Leão logo atrás em 5º e em 6º Leo Sava. Golmar Beppler não teve sorte perdeu algumas posições ao ir para os boxes realizar reparos aproveitando também para trocar novamente os pneus, o prejuízo só não foi maior pois na volta seguinte Wandaick bateu na Eau Rouge saiu da corrida e trouxe consigo o Safety Car, e lá se vai toda vantagem construída por parte dos pilotos, e é óbvio, com o carro de segurança na pista todos os pilotos foram para os boxes.
Arthur Isaac, recuperação improvável
Arthur que fez um bom investimento conseguindo a Red Bull, iniciou a etapa da pior forma possível, bateu na classificação e largou da última posição no Grid, como se não bastasse, na largada acabou se envolvendo em um acidente e tendo que parar nos boxes, perdendo muito tempo já na primeira volta. Porém nem tudo estava perdido, Isaac contou com a ajuda do carro de segurança que entrou pontualmente na pista algumas vezes, combinando um bom ritmo e velocidade, o piloto levou a Red Bull para brigar pelo pódio no final da prova. Depois de mais um carro de segurança faltando pouco menos de 10 voltas, Arthur decidiu se manter na pista enquanto muitos pilotos iam para os boxes, confiou no desempenho de seu carro e dos pneus médios para abrir a distância necessária dos pilotos que vinham atrás e acertou. Com uma punição de 6 segundos por corte de curvas, Arthur forçou e abriu de Léo Sava, garantindo o P3 em uma grande corrida de recuperação.
Com a saída do Safety Car ainda restavam 15 voltas para o fim da prova, na relargada Mauricio Galli não deu chance para que Tony Peterson se aproxima-se, ambos utilizavam pneu macio enquanto os pilotos logo atrás usavam composto médio, sendo eles Vinicius Bianchin, Otavio Deslande, Matheus Leão, Golmar Beppler e Leo Sava formando um pelotão único e obviamente brigariam até o final por posições, se no instante que o Safety Car entrou Golmar teve sorte o mesmo não se pôde dizer após sua saída, enquanto brigava pelas primeiras posições acabou escapando na Pouhon e caiu para o final do grid. Algumas voltas após esse ocorrido, Tony Peterson enfim conseguiu passar Mauricio Galli e assumir a liderança, porém à 10 voltas para que a prova fosse concluída Fabio Lopes bateu e fez com que o Safety Car novamente retorna-se, no mesmo instante Golmar decretou de vez o fim de suas chances de pontuar ao ter que pagar um Drive Through. Os ponteiros não pararam entretanto os pilotos da 7ª à 13ª colocação decidiram parar e trocar os pneus e optaram pelo composto macio. Faltando 7 voltas para o fim a relargada aconteceu, fazendo com que o final da prova vira-se quase que uma corrida Sprint.
Com os pilotos juntos novamente e uma chuva de punições que seriam aplicadas ao seu final, a corrida ficou emocionante e praticamente impossível de saber quem de fato venceria. Após a bandeirada e as devidas punições aplicadas, Mauricio Galli venceu, coroando uma prova impecável, Tony Peterson chegou em 2º, fechando o pódio Arthur Isaac seguido por Leo Sava, Matheus Leão e Victor Pimentel. Se a corrida foi excelente para uns, ela foi esquecível para outros, ficou difícil dizer quem teve mais azar, entre eles Fabio Lopes, Wandaick, Lion Garcia, Lucas Yan e Golmar, este por sua vez ainda conseguiu apesar de tudo um pontinho chegando na 10ª posição.
Galli entra para a seleta lista
Maurício Galli que também veio de Red Bull para Spa, colocou seu nome dentre grandes nomes do AV (automobilismo virtual) após vencer no Mundial Série Especial, um dos campeonatos mais difíceis do Brasil atualmente. Galli teve o desempenho que se espera ver de grandes pilotos quando estão com um carro de ponta, fez a pole position e liderou boa parte da prova sem grandes ameaças, o final com certeza foi a parte mais tensa, onde acabou ficando próximo demais de Tony Peterson e sua imponente Mercedes. Com muita inteligência, Maurício decidiu não disputar com Tony que já tinha uma punição por corte de curvas, e apenas seguindo o ritmo da Mercedes de perto, venceu a prova passando em segundo lugar.
E assim foi concluída mais uma etapa desse campeonato acirrado que estamos acompanhando, outra prova espetacular dessa vez realizada no circuito belga, eu vou ficando por aqui, e junto de vocês aguardando a próxima etapa.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Jorge Luis e Felippe Kiss.