Ora vejam só, aquilo que um dia fora determinante para algumas das incontáveis vitórias de Rodrigo, hoje se voltaram contra si. O oportunismo aliado com uma pilotagem perfeita colocaram Lucas Yan no ponto mais alto do pódio, um possível erro do professor perto do final da prova o tirou das mãos a vitória que já era certa, tendo em vista a classificação arrasadora e uma largada de mestre, mas, havia por ali um Lucas Yan focado, com sua Red Bull esperando a hora de cruzar a linha, nem ele mesmo esperava o erro, tratou logo de ir para os boxes, fazer sua segunda parada e administrar depois. Ela acertou de todas as formas, inclusive na primeira parada antes de todos para se manter num ritmo forte e sem perder tempo.
Impressionante como evoluiu e aprendeu com os erros e construção de estratégias, já não é a primeira vez que adianta suas paradas para se manter à frente. Mesmo que aconteçam coisas muitos diferentes daqui em diante, ele já é o piloto destaque da temporada para mim, não só é o mais consistente, como também se cobra bastante em questão de seus desempenhos em pista. Com isso ele dá um pulo importante na tabela e se coloca como outro candidato ao título do 100%. Fora a batida na linha de chegada, está tudo certo, não faça mais isso moleque! (risos). Falemos então do professor, que sim, deve estar sofrendo uma pressão por conta dos desempenhos ruins das últimas provas. Ele sabe o tamanho do potencial que tem, que é uma referência para os outros e que precisa retomar a boa fase. Hoje seria o grande dia.
Infelizmente acabamos ficando no ‘’seria’’, talvez uma pequena desatenção tenha o tirado da prova, coisa que jamais aconteceu antes, isso só prova que a pressão por voltar a vencer é grande, não tenho dúvidas que voltará a subir no pódio, só precisa praticar mais a paciência que sempre teve. Não posso de forma alguma deixar de falar do desempenho de Eduardo Sá. Foi uma prova guiada de Renault, um carro meia-boca ao extremo, então reafirmo o que havia dito, se fizesse algo seria pelo próprio talento e alinhamento de setup. Poderia ter brigado pela vitória sim, mas as punições exageradas seriam também um empecilho no fim das contas.
Aos pilotos que vem se adaptando ao hardcore, meus mais sinceros parabéns! Só de metas é que vivem as conquistas, e por aqui, a meta é permanecer na pista e depois avançar, segurar o carro, e depois brigar, se adaptar e depois vencer. Fayol e Thiago Mambretti, grande prova, é assim que se faz. Entre a competência de Lucas e falta de atenção de Rodrigo, nasce o oportunismo de quem está na hora certa e lugar certo.
Mauricio Klippel
Qualificação (posições e carros decididos através de leilão):
Resultado:
THAIGO VAZ E ROBERTO CRANCIO NÃO COMPARECERAM À PROVA
Pilotos que não completaram: