MUNDIAL F1 PEGASUS - ETAPA 04 - GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO - SEASON 03
As grandes surpresas de Mônaco
Tantas e tantas vezes já fiz as corridas de Mônaco em transmissões, e em textos então, nem se fala. A minha falta de empolgação com a mesma é bem conhecida, porém, e ainda bem que existe esse porém, eu já caí do cavalo várias vezes durante as provas devido a grandiosidade dos resultados, ou melhor, como eles foram construídos.
A Pegasus tem um grid ligeiramente forte, com pilotos muito conhecidos e experientes, e um deles é a grande figura chamada Fayol Aguiar. Vencedor e vencedor ontem (17) com muitos méritos, todos, para ser bem específico. Numa corrida sensacional do início ao fim, a Ferrari de Aguiar teve o equilíbrio necessário em todas as partes da pista, o que é fundamental para se manter uma performance digna de pódio em Mônaco.
Na balada tocada na pista, o que Fayol fez foi seguir o manual da prova, ou seja, enxergar as pouquíssimas oportunidades que ela oferece, estar atento e aproveitar erros alheios, isso mesmo, vencer no circuito de rua mais complicado da F1 necessita de uma atenção aos erros dos adversários, já que passar é quase impossível, tanto que ele não esperava vencer.
Quando a ponta veio ele conseguiu abrir muita diferença, outro grande feito: pisar fundo, economizar e não errar. A única vez em que perdeu a distância foi justamente no final da prova quando Tiago chegou para disputar a posição, e obviamente que não poderia deixar de falar sobre a outra surpresa da prova, não pelo nível do piloto, mas pela façanha conquistada por Tiago com a Williams.
Largar com ela já não é fácil, em Mônaco pior ainda, ter problemas na largada e cair para a última posição então...corrida dada como encerrada para muitos. Mas não, do jeito que pode ele encontrou uma estratégia nova, e foi galgando posições, errando claro muito pouco e ajustando o carro a cada volta, com muita consciência, foi por pouco que a vitória não veio com o pior carro do grid e na pior pista.
Evolução enorme, tanto dele, quanto de Fayol, embora Tiago tenha mais regularidade nos resultados super positivos e positivos. Não há como não dizer que as coisas mudaram para eles, principalmente para Tiago. No fim, a vitória não veio e a 2ª posição foi perdida para Arthur Tuta devido às punições. Tuta conseguiu um baita pódio, mas as coisas precisam ainda melhorar, rápido sabemos que é, precisa ser regular.
De todo o modo foi fantástica a 4ª etapa da Pegasus, e isso se deve quase que totalmente pelo desempenho de Tiago e grande vitória de Fayol que há um tempinho não sentia o gostinho da 1ª posição.
Grandes surpresas. Fica até uma lição: reclamem menos, correm mais. Grandes pilotos se fazem nos piores momentos.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel