Olha, não me levem a mal, ok? Nem se ofendam. A palavra zebra vem num contexto de surpresa, se é que alguém ainda não sabe disso, só que neste caso, não é ruim, bem pelo contrário, vem de uma ótima evolução, um ‘’presente’’ para quem já vinha há algum tempo mostrando seu potencial, que pode, e deve ser maior, porém, ter chegado em 2º de Force India, entre Tony e Alex, faz sim de Fernando uma boa zebra, eu, não apostaria que ele chegaria nessa posição, na verdade esperava que ela fosse de Alex, devida a tocada perfeita do seu parceiro de Mercedes. Paciência. O fato é que brigar por posições em grids tão nivelados é tarefa bem difícil, embora a pista Austríaca favoreça no quesito ultrapassagens. Fernando fez direitinho o dever de casa, primeiro, passando por um bando de gente desde a 10ª posição, e segundo porque foi competente o suficiente para não deixar Conceição se aproximar de Mercedes, vale o aplauso.
O vencedor da noite é bom, muito bom! Grande piloto e de cabeça completamente limpa, sim, não perde tempo importunando. Piloto tem que correr, ponto final. Não é perfeito, já viveu uma fase horrível, de andar atrás e abandonar, mas agora me parece que Tony Peterson se reencontrou, parece estar bem, e as provas que venceu, principalmente esta, são de tirar o chapéu pela técnica, perícia empregada em cada volta. Ele faz o simples: melhor carro, tocada perfeita, tempo a frente de sobra e ‘’pau na mula’’, é assim que é, aproveitando o talento e abraçando as chances que surgem. Com 349 pontos ele salta um bom tanto na liderança, forçando seus companheiros correrem atrás literalmente, a diferença já é considerável, uma vitória e pouco, e se a fase permanecer, a preocupação adversária aumenta.
O que também deve aumentar é a vontade de Alex Conceição para vencer outra vez, e não digo isso por perseguição, afinal, ele mesmo se persegue quando se cobra resultados melhores, e também não quero dizer que Fernando não é capaz, ou que não foi ao segurá-lo, mas a fase de Conceição já não é turbulenta, piloto fantástico, e de Mercedes, pelo menos a 2ª posição teria de ter sido sua. Só se aproximou nas voltas finais, mas ele teve 71 para deixar a prateada num ponto mais alto, e quem sabe até vencer. Bem, Quem também surpreendeu, foi aquele que acreditou por muito tempo que eu não gostava dele. Nunca tive nada contra sua pessoa, só contra seus resultados ruins. Depois daquele enrosco absurdo na largada, poderia ser que o treinamento fosse água a baixo, e por pior que fosse o cenário, ele ainda levou a Red Bull ao 4º lugar, e o feito incrível de recuperação o faz dormir na vice-liderança, bom negócio não desistir, não é?
Não dá para falar de todos, impossível. Mas cabe deixar alguns nomes de destaque: José Marcelino, Tiago Luz, Ricardo Vargas, Maikel Pablo e Márcio Henrique, entre outros. Mas ainda sou obrigado a ouvir que treinar não adianta. Talvez se você for o Romário.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: