MUNDIAL F1 SÉRIE A - ETAPA 17 - GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO - SEASON 04
Bruno Fernandes vence corrida recheada de incidentes
Olá espectadores da RealityXP, no dia 19 de outubro tivemos a realização da décima sétima etapa do campeonato Mundial Formula One e-SPORTS RXP Série A, que foi realizada no circuito de Suzuka localizado no Japão. A classificação no sistema curto ocorreu com sol forte e quem se deu melhor foi Rafael Almeida marcando a pole com a Ferrari com o tempo de 1:30,385, Bruno Fernandes ficou logo atrás a bordo de sua Mercedes, Ivanilson Manga abriu a segunda fila pela Red Bull, em 4º Thiago Vaz conduziu a Haas para uma ótima posição no grid, na 5ª posição Marcos Silva com outro ótimo resultado dessa vez de Williams e fechando a terceira fila Jeferson Sobrinho com um resultado excelente correndo de Haas.
Com a escolha de pneus livre, tivemos por parte dos pilotos as 3 gamas escolhidas para a largada que ocorreria assim como a classificação, sob um sol forte e muito calor. Na largada os pilotos foram para cima porém se respeitaram e não tivemos incidentes, a maioria dos pilotos largou bem com algumas exceções como Ivanilson Manga que perdeu 5 posições e caiu para 8º, além de Marcos Silva que caiu para a 11ª posição e Jeferson Sobrinho que despencou para a 12ª colocação. La na frente Rafael Almeida imprimiu logo de cara um ritmo muito forte e já na terceira volta abriu 3 segundos para o 2º colocado, Bruno Fernandes com Thiago Vaz em 3º.
Na quinta volta o Safety Car veio para a pista e com isso a vantagem construída logo de início por Rafael Almeida se foi, pilotos novamente juntos aguardando a relargada. Com o reinício, novamente Rafael Almeida saltou na frente, na verdade os ponteiros entre si abriram mais de 1 segundo com muita facilidade. Na volta 10, Tassio Pimentel foi o primeiro a abandonar a prova. Rafael Almeida foi o primeiro a parar entretanto ele foi um dos que decidiram largar de pneu macio e com isso foi parar na 6ª posição. O Safety Car voltou a dar as caras na volta 19 com incidente isolado de Hamilton Silva, e com isso quem precisava ir para os boxes não perdeu essa excelente oportunidade. La na frente após as paradas Rafael Almeida voltou para a ponta com Bruno Fernandes em 2º e Thiago Vaz em 3º, Ivanilson Manga se recuperou do início péssimo e estava em 4º com Ramon Ranieri ocupando a 5ª posição, em 6º Fee Roots. Mal o Safety Car saiu de cena, teve que retornar para a pista na volta 25 após Clodoyrton se acidentar.
Enfim na volta 27 a corrida de fato teve seu reinício real, e lá na frente nada se alterava, Rafael Almeida continuava na liderança seguido por Bruno Fernandes e Thiago Vaz, com Ivanilson Manga em 4º e Marcos Silva na 5ª posição. Poucas voltas após o Safety Car voltou a dar as caras, dessa vez por incidente com Force1_Paulo, quem abandonou a corrida durante o período de SC foi Marcos Silva que se acidentou sozinho. Rafael Almeida aproveitou esse período e foi novamente aos boxes e com isso retornou para a pista na 4ª colocação. Volta 43, apenas 10 restavam a serem disputadas e tudo continuava aberto entre Bruno Fernandes e Rafael Almeida, com certeza disputariam volta a volta até o final pela vitória. E quem diria, na volta 45 o Safety Car daria as caras novamente e todos os ponteiros foram para o pit, e com isso a liderança foi parar nas mãos de Ramon Ranieri. Com o reinício da prova na volta 48, a mesma se tornou uma Sprint Race, e quase todos estavam de sapatinho macio e novo, com certeza teríamos belas disputas.
Bruno Fernandes não deu chances e foi com tudo para cima dos ponteiros que estavam com pneu desgastado e tomou a 1ª posição, deixando Rafael Almeida para traz bem como Ivanilson Manga. Ramon Ranieri aguentou o quanto pôde os ataques de Rafael Almeida mas não aguentou e acabou perdendo a 2ª posição, ainda assim fez um ótimo trabalho. Fim de prova, e Bruno Fernandes vence GP do Japão, com Rafael Almeida em 2º e Ramon Ranieri em um espetacular 3º lugar com a Aston Martin. Mais uma corrida movimentada no campeonato e que nos deixa ansiosos para a próxima etapa. Finalizo minha participação aqui.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.