MUNDIAL F1 SÉRIE A - ETAPA 16 - GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS - SEASON 04
Vitória em Austin para Alan e Ivanilson
Como vão caros leitores da RealityXP, no dia 05 de outubro foi realizada a décima sexta etapa do campeonato Mundial Formula One e-SPORTS RXP Série A no formato de XP CARDS, etapa esta que ocorreu no circuito de COTA nos Estados Unidos. O sistema XP CARDS forma o grid previamente sem que haja classificação com os pilotos na pista. Sendo assim o grid de largada teve as seguintes posições: Hamilton86 na pole, ao seu lado Alan Cadu, em 3º Rafael Barbosa, na 4ª colocação Thiago Vaz, abrindo a terceira fila Feliphe Santos e na sexta posição Robson Kvêra. E como a escolha de pneus nesse formato é livre as três gamas foram escolhidas, com a grande maioria dos pilotos dando preferência em largar com o composto médio.
Na largada os pilotos foram digamos... contundentes, partiram com tudo na busca por ganhar posições, entretanto essa agressividade por parte dos competidores fez com que logo na primeira curva tivéssemos colisões envolvendo vários carros, melhor para Rafael Barbosa que não teve nada a ver com isso e pulou para a 1ª posição e ao mesmo tempo pior para Robson Kvêra que caiu para a última posição, quem também não largou nada bem foi Hamilton86 que caiu para a 5ª colocação.
Rafael Barbosa bem que tentou mas não conseguiu segurar Alan Cadu por muito tempo e com isso acabou caindo para a 2ª colocação. Com a parada dos ponteiros, Jefferson Marchi foi para a 1ª posição com Ivanilson Manga em 2º mas fatalmente seriam ultrapassados assim que fossem para os boxes. Na volta de número catorze após incidente com Jeferson Sobrinho alguns pilotos decidiram ir aos boxes achando que o Virtual Safety Car se tornaria um Safety Car físico, algo que não ocorreu, três voltas após Frank Araújo também saiu da corrida e logo na abertura da volta 18 tivemos mais um abandono, dessa vez por parte de Hamilton86. Lá na frente Marchi continuava tentando alongar o máximo de tempo na pista e com isso realizar apenas uma parada nos boxes.
Exatamente metade da corrida Marchi foi para os boxes e colocou o pneu branco, com isso ele não realizaria mais paradas a não ser que um Safety Car viesse para a pista ou algo muito extraordinário ocorre-se, e após sua parada a classificação tinha Alan Cadu em 1º, Marchi em 2º, Ivanilson Manga em 3º, Rafael Barbosa em 4º, Thiago Vaz em 5º e Feliphe Santos na 6ª posição. Com a parada única de Jefferson Marchi, Alan Cadu sentiu uma possível ameaça em ter o 1º lugar perdido e com isso foi para os boxes para nova troca, dessa vez calçando o sapatinho macio. Alan Cadu passou Marchi retomou a 1ª posição e agora estava de cara pro vento com pneus macios, e para completar Jefferson Marchi próximo de abrir a trigésima sexta volta rodou sozinho e bateu, quebrou o bico e com isso praticamente jogou no lixo suas chances de brigar pela vitória, não por menos acabou abandonando a sessão.
Faltando 16 voltas para o final as brigas por posição deram uma esfriada, na ponta Alan Cadu continuava firme, agora com Ivanilson Manga em 2º e Rafael Barbosa fechando o pódio, Thiago Vaz vinha em 4º com Feliphe Santos em 5º. Com a corrida se aproximando de seu final, as posições meio que já estavam definidas, a distância entre os pilotos era grande, poucas chances de que houve-se alguma alteração no quadro de classificação final, salvo exceção algum incidente que trouxe-se à pista o Safety Car ou algum erro individual por parte dos pilotos do qual perde-se alguns segundos. Daniel Requena foi o último abandono da corrida, assim restavam 15 competidores, faltando 10 voltas Alan Cadu foi novamente aos boxes colocar novo jogo de pneus macios, certamente para fazer a volta mais rápida e ganhar mais um pontinho. Com a corrida se aproximando de seu final e com uma chuva de punições para todos os lados era impossível tentar adivinhar se o quadro em pista se manteria, ou seja, teríamos que esperar com que todos cruza-sem a linha de chegada e as punições devidamente computadas para que soubéssemos qual seria o resultado.
Com a conclusão da prova e as punições aplicadas, Alan Cadu venceu com Ivanilson Manga em 2º e Rafael Barbosa completando o pódio, na 4ª posição tivemos Thiago Vaz, em 5º fee_roots em em 6º e 7º tivemos Feliphe Santos e Rafael Almeida ambos com um resultado espetacular correndo de Haas, corrida muito boa para uns porém esquecível para outros, como por exemplo Jefferson Marchi que teve uma chance de ouro para vencer mas que com um erro infantil jogou sua corrida no lixo. Eu vou ficando por aqui após mais uma prova movimentada.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.