MUNDIAL ORION FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 16 - GP DO VIETNÃ - HANOI
Vitória de um lado, prejuízo de outro
Longe de estar brigando por título e com um hiato nas vitórias desde a Áustria, Wesley Constantino sobe novamente ao ponto mais alto do pódio depois de vencer, e vencer muito bem, diga-se de passagem, a difícil pista do Vietnã. Não foi ele quem atrapalhou os planos de Weverton Cunha e Tiago Luz, ambos favoritos ao caneco, Constantino fez seu papel, aquele de quem quer muito vencer e que pode ter o carro que quiser no leilão. Bom, ele foi extremamente feliz.
Wesley venceu no dia de seu aniversário, e foi tão eficaz que deixou Tiago e Weverton para trás, inclusive, as brigas com Luz foram todas vencidas, óbvio, pela capacidade mostrada pelo piloto da Mercedes em guiar extremamente bem uma pista nova, acertar todas as suas paradas e bloquear os favoritos.
Irreparável o desempenho de Constantino, e inteligente, muito inteligente ao comprar a Mercedes.
Por outro lado, me parece inadmissível que Tiago e Weverton, disputando título prova a prova, com caixa de realetes sobrando, e conhecendo as características da pista com aquela reta exageradamente grande, comprem um dos carros menos favorecidos a ela, a Red Bull.
Nada explica isso para mim. Os dois deveriam estar de Mercedes e disputando ponto a ponto com o melhor carro do grid. Tiago deveria estar pensando em chegar de vez em Weverton, e essa era a oportunidade perfeita, assim como Weverton deveria estar pensando em abrir cada vez mais distância na pontuação geral.
Mesmo que o medo de gastar com um carro caríssimo estivesse presente ali, e a chance de bater numa pista nova fosse enorme, e tudo ir pelos ares, mais uma vez, a mim não agrada. Corre-se o risco quando se busca um título, e mesmo que ambos tenham feito corridas regulares chegando em 2º e 3º, não tem cabimento você poder comprar o melhor carro do grid e apanhar em todas as brigas justamente por estar guiando um carro que não tem as melhores características para o circuito.
Enfim, Wesley cumpriu seu papel e foi bem demais, ele não tem mais nada a perder, já os dois, mesmo que tenham feito uma boa prova e conquistado seus pontos, eles só seriam realmente bem quistos, ou bem vistos, se estivéssemos em outra circunstância, que não a de escolha.
Para mim, prejuízo.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel