1° CAMPEONATO REGIONAL - REGIÃO SUL - ETAPA 2 - GP DO JAPÃO
Vitória a passos largos
Não foi a prova do ano, nem a melhor corrida da vida de Léo Mautes, aliás, sejamos francos: não é necessário que sejam performances estupendas e alegóricas, e ele sabe muito bem disso.
Depois de atingir um patamar tão alto, "a melhor corrida" em determinadas circunstâncias acaba sendo contra ele próprio. Aquela que faz com que pare e analise o porquê de ter ficado tantos décimos abaixo da volta anterior, aquela que mesmo não sendo a melhor ainda o colocara uma eternidade a frente.
Isso é para quem pode. Preocupar-se mais com consigo mesmo do que com os demais.
Mais uma vitória a passos bem largos, e é claro que estará na corrida do milhão, principalmente pela forma com que se cobra. Se chegou em Suzuka 6s a frente, ele gostaria que tivessem sido 10. Evidente que é um exagero meu. Mas a metáfora vale.
5 pilotos fora. Safety car. Mais uma excelente prova de Beppler e Meireles, respectivamente 3º e 2º, não andaram pouco, brigaram entre si até o fim. Arthur Isac também, de último a 4º em determinado momento. Encerrou em 7º.
Percebe que mesmo com todas as circunstâncias aí de cima e com performances ótimas desses pilotos a vantagem de Léo na técnica pista de Suzuka ainda era bem superior?
Erra muito pouco e mesmo nomes como Vini Bianchin que faz parte também da Buteco Virtual, não vem tendo grandes desempenhos, o que significa que cada vez mais Léo estará à frente. Sem uma concorrência forte de fato, a tendência é que leve a prova do Canadá. E antes que eu receba uma pedra na cabeça, reitero que só acaba quando termina e que pode ser que não vença. Mas é muito difícil argumentar contra fatos de proporção estrelada.
A estratégia, mesmo que simples, existe. E na visão de Léo, neste caso, vale a pena correr o risco da piora dos amarelos no fim da prova, porque a eficácia destes no início é compensatória. Ou seja, “vamos criar gordura”. Fica a dica entre textos da vida.
Em resumo e sem a hipocrisia que jamais me acompanhou, o Japão foi um passeio.
CLASSIFICAÇÃO:
CLASSIFICAÇÃO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel