Faltando apenas duas provas para o fim do campeonato, está tudo indefinido. A grosso modo cerca de onze pilotos ainda tem chances de serem campeões, mas como eu disse, isso tudo a grosso modo e dependendo de resultados paralelos. Certo mesmo, é que na tabela geral, com a vitória de Luiz Felipe, que aliás foi a primeira na Reality, os cinco primeiros estão acariciando a taça.
Neste momento cada um destes, tem o direito de sonhar mais alto conforme sua posição. Ederson ainda é o 1º colocado com 114 pontos, seguido de Luiz com 105, que traz na boleia respectivamente: Gregório e Douglas, ambos com 104, e em seguida, Rocha, com 99 pontos. Quem piscar, perde.
Levando muito em consideração a prova de hoje, em Suzuka, acredita-se que para as duas corridas restantes os candidatos mantenham-se firmes, e atuando da mesma maneira, afinal de contas, Herbert Santana destruiu hoje, a velha forma está voltando, e as “ultrapassagens relâmpago” surgiram outra vez no vasto repertório do Time Killer. É recomendado que não o permitam ganhar corpo faltando tão pouco, ou, seus 91 pontos podem dobrar.
A corrida de Felipe foi perfeita do ponto de vista estratégico. Largou conforme diz na cartilha, segurou todos para que pudesse se manter à frente, e quando o carro de segurança surgiu, ele antecipou a troca, e com os compostos amarelos tinindo, conseguiu reaver sua posição de direito, não parar mais e subir ao ponto mais alto do pódio. Acaba de ganhar credenciais para ver o título de perto.
Mesmo de Williams e sofrendo com isso, Gregório mostra a grande capacidade que vem desenvolvendo ao longo de toda a temporada. Seja Ferrari ou Mercedes, ele segura, incomoda e adia o máximo que pode a ultrapassagem, que acontece na maioria das vezes por conta da potência do motor adversário, se for no talento, é bem difícil. A 8ª posição de hoje, é mais importante do que se pensa.
A forma de Santanna me parece estar mesmo voltando, e eu não faço a mínima idéia de porque um dia se foi, apenas opino sobre o que acontecia, e acontece, na pista. A sua ultrapassagem dupla com diferença de tempo quase nula de uma para outra, é nada menos do que fantástica. O que me leva ao contraponto da corrida, e a minha maior cobrança: falta de regularidade de muitos, seguida por abandonos, justamente quando carros realmente bons estão à disposição. Isso vai custar caro no apagar das luzes.
Mauricio Klippel
Classificação:
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Pilotos que não completaram a prova: