MUNDIAL PEGASUS FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 18 - GP DOS ESTADOS UNIDOS - AUSTIN
Tomou Gosto
Uma característica interessante e até marcante que vem ganhando força nos campeonatos da Reality, é como determinados pilotos tem se comportado após suas vitórias. Antigamente os víamos se contentar com o único pódio do ano, o que parecia mais que suficiente pelo que podia ser observado. E felizmente, hoje não é mais assim, quem vence uma vez quer vencer duas, três, quatro, quantas der e puder, não importando a posição que ocupa na tabela.
Um dos melhores exemplos é Wesley Constantino, que nos EUA completa a terceira vitória seguida, abafando mesmo que momentaneamente o favoritismo largo de Tiago e Weverton.
Por falar em Weverton, o desempenho outra vez não foi bom, mesmo depois de ter feito a pole position e ser ultrapassado por Tiago, a performance caiu e as punições vieram a rodo. Isso não significa que impacte em alguma coisa em sua briga pelo título, a gordura é tamanha que a vantagem criada por ele dificilmente será batida por alguém, que não seja Tiago.
Aliás...a vitória excelente de Wesley passa ingratamente pelas mãos de Tiago. Fica um gosto de: "essa prova era minha", mas a inteligência de Constantino hoje foi superior a de Luz. Tiago acerta desde o início, e isso significa adquirir a Mercedes no Leilão e destruir em performance.
Performance essa, que hoje ele é capaz de desempenhar com méritos. Na minha concepção ele acertou no mais difícil, que era chegar, passar Weverton e abrir distância, mas pecou no mais ‘’fácil’’, que deveria ser a marcação de Wesley, ou seja, realizar uma ação em pista que quebrasse a estratégia dele.
Constantino estava muito bem na execução, e quando troca para pôr os compostos vermelhos, volta voando, porém, com uma diferença ainda de 14 segundos em relação a Tiago. Aí foi onde o gato deu o pulo, mas caiu para longe do alvo. Tiago deveria ter parado ali, e aproveitado o que estava totalmente a seu favor: o tempo, a vantagem, e o carro, que seguramente o levariam a buscar Wesley.
Essa vitória carimba a evolução de Constantino, principalmente na inteligência em pista, fator primordial para se vencer. Com isso, ele passa ileso, sem punições e totalmente seguro sobre o que faria Tiago e também Weverton.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel