REALETERS - ETAPA 01 - GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO - SEASON 01
Terminar é pontuar
Na estreia do novo modelo de campeonato Realeters, onde todas as etapas são feitas de acordo com o sistema leilão, quem terminou a primeira etapa pontuou bem. Com 6 abandonos e uma falta, o último colocado foi Gustavo de Haas, chegando na décima terceira posição e conquistando bons pontos. Quase todos os pilotos que receberam a bandeira quadriculada no final da prova em Baku se destacaram de alguma forma, seja em corridas de recuperação como fizeram Santos e Dallabona, ou conseguindo resultados bem acima do esperado com carros inferiores, como fizeram Marcos e Bruno Atayde.
Custo benefício
Em um campeonato onde todas as etapas são feitas através de leilão, é muito importante que os pilotos saibam gastar suas realetes points de forma inteligente, nem sempre pegar um carro bom irá lhe render bons pontos. Como foi o caso de William, o piloto comprou uma Mercedes e vinha disputando a vitória até metade da corrida quando acabou perdendo o carro na saída da curva 1 e batendo no muro, ele ainda poderia terminar a etapa para conseguir alguns pontos, porém preferiu abandonar nos boxes e gastar seu único descarte logo na estreia. Ao contrário de William, temos Marcos e Bruno Atayde, os dois pilotos pegaram os piores carros, Haas e Williams respectivamente, ainda sim conseguiram ótimos resultados. Marcos fez uma grande prova com ritmo forte e esteve sempre dando trabalho aos demais, conseguindo fechar em P6, já Bruno não conseguiu um ritmo tão forte assim, teve problemas e frequentou por muito tempo a parte de trás do grid, mas, com estratégia de usar pneus brancos na parte final da prova mostrou que pode surpreender com sua leitura de corrida chegando na oitava posição.
As recuperações
Em uma corrida com muitos abandonos, tivemos muitas entradas do carro de segurança, portanto muitas corridas de recuperação foram construídas. Como foi o caso de Dallabona e Santos, os pilotos que vieram de Mclaren e Ferrari para essa etapa não conseguiram marcar tempos na classificação, precisando sair do final do Grid, nas duas últimas filas. Os dois colocaram um ritmo forte e ultrapassaram com paciência seus adversários para chegarem em quarto e quinto lugar respectivamente, Dallabona ainda conseguiu fazer uma parada no final para garantir a volta mais rápida da prova, levando dois pontos extras para casa.
Vitória suada
Com muita disputa pela vitória, Wandaick faz boa estratégia e sai vitorioso contra William e Matheus Leão. O piloto veio de Red Bull e conseguiu largar na terceira posição com compostos médios, brigou com Matheus Leão que vinha de Mclaren e William de Mercedes boa parte da prova, com o abandono de William nos boxes na metade da etapa devido a um erro individual, Wandaick travou bela disputa com Leão e os dois pilotos da BWO (Brawn Overall) dividiram várias curvas. No entanto o piloto da Red Bull decidiu fazer uma parada na volta 39 enquanto Leão seguiu na pista com pneus gastos até o final, Wandaick não deu chances a Mclaren tirando rapidamente a diferença e ultrapassando, Matheus até tentou dificultar mas a diferença de seus compostos fez a diferença, deixando em um segundo lugar. Léo Mautes que fez uma corrida discreta de Mercedes fechou o pódio.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Jorge Luis