Dá para esperar muita coisa de uma corrida surpresa, não dá? Claro que dá. Uma surpresa pode ser sinônimo de alegria, de tristeza ou de desafios que estão por vir, o que nos cai como uma luva para a pista espanhola é a terceira opção: Desafio. Clima dinâmico, setup travado, pontuação dobrada e motores idênticos, isso tudo é igual a, qualquer um poder sair vitorioso, chances para todos os lados, desde que a cabeça ande a frente do carro. Logo de cara as posições habituais de pilotos que estão um pouco acima dos demais são diferentes. Este, para mim é o grid mais equilibrado em termos de pilotagem, e sim, temos pilotos fora da curva aqui também, mas os outros se encontram com totais chances de chegar no mesmo nível de maneira mais rápida que nos outros grids. A galinha dos ovos de ouro do início do campeonato seria esta prova, pontuar de forma dobrada ajuda e muito na batalha por uma boa posição e de lambuja ainda alavanca o campeonato de construtores. Vinicius e Eraldo são os nomes mais visados, são eles quem geralmente incomodam mais, uma vez que Diego não correria a prova de hoje, uma perda imensa para a corrida e para seu planejamento daqui em diante. Deu Vinicius, com muito mérito pelo que construiu, mas confesso que senti a vitória ofuscada pela demonstração de impaciência do mesmo.
Possibilidades. Raphael Lobo dando o melhor de si, buscando tirar de cada volta mais rápida a sua primeira vitória, e ela esteve bem perto, perto mesmo. Andando boa parte do tempo na ponta, ele somente perde a posição quando Sena se aproxima depois de ter passado todo mundo praticamente, o rendimento era melhor, e Rapha não o segura, com certeza a vitória virá, ele é firme em pista, costuma ser discreto, mas hoje até mesmo o pódio ficou difícil depois do toque em Thales. Viração maluca, disputas acirradas no primeiro pelotão, e nomes interessantes abandonando, como Thiago, André, Paulo Felipe e Fernando, principalmente Fernando que fazia até então sua melhor prova desde que voltou a Liga. Gostei mesmo foi de Henrique Aires e Ramon Lima, o que apanhou Henrique para defender sua posição não foi brincadeira, não teve sossego, e mesmo abandonando foi limpo e firme todas as vezes. Já Ramon alargou a parada de pneu branco e quando a tempestade caiu sobre sua cabeça ele tratou de armar um guarda-chuva e encerrar na segunda posição de forma muito tranquila.
O safety car é soberano enquanto está na pista. Todos os pilotos devem andar atrás da escolta sem passá-lo, regra básica da F1. Eraldo o fez, mesmo sem querer e fez desclassificado, fim de papo, Fayol também e as Red Bulls por muito pouco. Todos incomodados com certos acontecimentos que já nem vale mais a pena falar. Chuva para lavar a alma ou, afogar os irritados, regras básicas não sendo cumpridas e uma vitória que tinha tudo para ser mais uma coroação a consistência de Sena, piloto espetacular, talentoso, porém, polêmico. Deixa isso pra lá meu caro, você é vencedor, de o exemplo, pare e pense na sua evolução o no que constrói na pista. E chega de tempestades.
Mauricio Klippel
Classificação:
DIEGO RAMIREZ NÃO PARTICIPOU DA PROVA. RAILTON MELO DEIXOU O CAMPEONATO.
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: