O que é estar a favor? Vou me forçar a explicar: significa que Vinicius Bianchin está evoluindo consideravelmente, este é o primeiro ponto. O segundo é largar em 3º, o terceiro é estar de Ferrari, o quarto é acertar em cheio na largada e voar na frente. Qual destes é o mais importante? Claro que o primeiro. A evolução conta como o maior e melhor dos fatores, caso contrário andar de Ferrari ou de Williams dá na mesma. É verdade que a prova não teve grandes emoções além da chuva, que aumenta os ares de tensão, mas também não foi o caso aqui, foi sim, uma etapa em Silverstone muito, mas muito consistente, e as posições acabaram ficando da maneira que deveriam conforme a prova acontecia, ou seja, de maneira justa. Ele nem sequer sofreu, soube aproveitar direitinho a força do motor que tinha e percebeu que era bem melhor na pista. Sabe aquelas provas que depende muito mais de você? Pois é, essa dependia dele.
Foi exatamente assim que venceu, sem grandes alardes, apenas praticando o melhor que um piloto pode dar, sendo inteligente. Com isso, Vini já começa a se aproximar dos demais que estavam acima, a pontuação dobrada ajuda e muito no quesito ‘’moral para um campeonato’’. O que dizer de Leo Mautes, que mais uma vez largou em último, de Haas e chegou em 2º A, mas isso não é uma surpresa Mauricio? Não, nem de longe, se você se recorda, já vimos isso acontecer outras vezes com ele, e inclusive vencendo. Regularidade é algo que impressiona, disciplina então… cada vez mais líder as coisas se encaminham para uma nova etapa alucinante quando nos encontrarmos com o ano 19 do F1.
Certas coisas mudam e mudam muito. Eu aprendi ao longo dos campeonatos e depois de tantos textos escritos que por aqui cada corrida é uma corrida, exatamente, sem frescuras ou muitas projeções, isso nem cabe por aqui. Por exemplo, aqueles que vão bem na segunda, vão mal na terça, na quinta, terça, e assim vão se revezando entre erros e acertos. Quando os encaixes acontecem mesmo, e a evolução é aparente junto com treinos aí sim, podemos projetar algo a longo prazo. E quero deixar bem claro que é um exemplo, porque pilotos que correm na segunda nem sempre ou nunca correm na terça, os dias são diferentes. Espero que tenham entendido. Isso acontece muito com Rafael Chaves, Arengue, e até George Silveira, que não fizeram muito hoje. Rafael chegou a andar em 2º, mas não sustentou a estratégia. Arengue ainda conseguiu recuperar os problemas de largada e passar em 7º, isso por ser realmente muito diferenciado, mas tenho certeza que não era o que ele queria. Justiça na Inglaterra.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: