MUNDIAL F1 ORION - ETAPA 11 GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA - SEASON 03
Regularidade que dá título
É cedo? É. Mas isso pouco importa no momento, combinemos. A regularidade implantada na pista da forma correta tende a levar (até mais cedo) pilotos ao caneco tão desejado, e para saber disso não é necessário esperar até 18º, 19º etapa do Mundial, não neste caso, ou melhor, não no caso de Tiago. Aquilo que um dia foi insuficiente hoje sobra, e sobra muito, Tiago Luz se tornou um competidor de muito peso através dos anos, e as muitas horas de pista lhe fizeram o favorito ao título que é hoje.
Os 51 pontos de diferença que carrega na tabela em relação ao segundo colocado já dão um sinal vermelho justamente para quem vem atrás, isto é, Tiago tem avançado constantemente e isso significa somar pontos independentemente da pista. Todos sabemos como funciona o sistema da Reality no Mundial, então, agregar pontos em tudo que puder é o grande lance.
Na Bélgica sua prova foi como tem que ser: segura, inteligente e sem devaneios, se der tem que passar. A escolha certeira na compra da Mercedes lhe deu uma vantagem enorme na pista, porque se você não sabe eu posso contar: só pilotos em níveis altos conseguem tirar performances grandiosas de uma Mercedes, não é só acelerar. Mesmo com uma classificação ruim a largada compensou a falta da pole position e muito pouco tempo ele já estava na cola de Gabriel Arruda e assim foi praticamente a prova toda.
O equilíbrio mantido por Tiago foi preciso, mesmo com chuva e tendo de se manter no mesmo ritmo de Gabriel, o que diga-se de passagem também fez uma prova irretocável. Arruda foi forte ao extremo até a volta 36, com punição e tudo, impedindo Tiago de passar numa pista que favorece a ultrapassagem. Porém atrás, Luz espelhava seus passos de forma muito precisa, sem se afastar e esperando o momento certo, aqueles segundos onde seu carro falaria mais alto.
E falou. Sem muita conversa e numa contra manobra ele passa Arruda e abre muito à partir dali. Pilotagem de alto nível, paciência, inteligência dentro da pista e fora dela para saber o que será melhor para cada etapa e como será essa próxima etapa, e o principal: a regularidade, sem ela ninguém ganha nada, seja num curto prazo como vencer uma corrida ou a longo, para vencer um campeonato. O XP Cards vem aí, e como eu bem disse: sabemos como é o sistema, e quem está acima não é favorecido, então, pontos, lembra?
Sendo cedo ou não, Tiago é um fato, e o fato tem lhe tornado líder, e um líder por muito tempo geralmente sagra-se campeão.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel