MUNDIAL F1 SÉRIE A - ETAPA 11 - GRANDE PRÊMIO DA BÉLGICA - SEASON 04
Rafael Almeida vence GP da Bélgica mas quem dominou a corrida foi o Safety Car
Olá caros leitores da RealityXP no dia 13 de Julho tivemos a realização da décima primeira etapa do campeonato Mundial de Formula 1 e-SPORTS RXP Série A sob o formato de leilão decorrida no circuito belga de Spa-Francorchamps.
O qualify foi realizado com clima seco e para ser sincero adianto que a corrida nesse sentido não foi diferente, e nesse quadro a pole foi conquistada por Rafael Almeida de Red Bull com o tempo de 1:43,012, seguido por Feliphe Santos 0,286 milésimos atrás com a McLaren, em 3º Bruno Fernandes pela Ferrari, fechando a segunda fila Jefferson Marchi pela Red Bull, Rafael Barbosa levou a Alpine ao 5º posto e pela Aston Martin Ivanilson Manga na 6ª colocação. E vamos para a corrida.
Para iniciar a corrida a grande maioria dos pilotos utilizava pneus de composto macio, infelizmente a largada não foi limpa e tivemos pequenos toques, nada de grave mas que certamente afetaram o desempenho dos carros entretanto Robson Kvêra foi a primeira vítima a abandonar a prova logo em seu início acionando o VSC que durou pouco pois o Safety Car veio em seguida. A corrida reiniciou no 4º giro e na liderança Rafael Almeida seguido por Feliphe Santos, Jefferson Marchi, Rafael Barbosa, Bruno Fernandes e Carlos Merlin, porém mal a relargada ocorreu novamente o Safety Car retornou para a pista, sim amigos, isso mesmo 5 voltas e ja tivemos a segunda entrada do carro de segurança, com isso alguns pilotos decidiram parar, muito cedo na minha humilde opinião, ao mesmo tempo Jeferson Sobrinho abandonava a prova. O Safety car saiu e enfim a corrida teve de fato seu início e os pegas começaram pelas posições.
Incrivelmente na volta de número 10 novamente o carro de segurança voltou à atuar, dessa vez por incidente envolvendo Thiago Vaz e Clodoaldo, não tivemos prova e já se foi praticamente 1/4 da corrida ou melhor da não corrida pois ainda não à tivemos. Bem, parece que agora nós teremos o início, relargada no décimo terceiro giro, e na ponta Jefferson Marchi, seguido por Rafael Almeida, este com pneu mais novo e em 3º Alan Cadu, muitas trocas de posições por meio de paradas nos boxes ao longo do período dos SC, na pista Rafael Almeida não teve dificuldades e tomou a posição de Jefferson Marchi, do 5º ao 14º colocado todos juntos, o que nos proporcionou uma briga constante pelas posições.
Após algumas voltas novamente ele deu as caras, sim amigos, o Safety Car, o carro de segurança foi acionado pela quarta vez na volta 21, após incidente isolado de Frank Araujo, e com isso boa parte dos pilotos decidiu ir aos boxes novamente. Relargada dada na vigésima quinta volta com Rafael Almeida na ponta, Alan Cadu em 2º, Feliphe Santos em 3º, e... perdão senhores, inacreditável, enchi vocês com falsas esperanças de corrida. Mal o carro de segurança saiu ele retornou, sim caros amigos, vocês não leram errado. Bruno Fernandes bateu e poucos segundos após Aderson Portuga o acertou e com isso o SC foi acionado pela quinta vez. Sejamos sinceros a gestão de combustível por parte de quem pilotava o carro de segurança é invejável rs, não pude resistir. Reinício de prova na volta 28, faltam 16 voltas para o fim, será que agora iremos sem incidentes? Espero que sim. Bem vamos lá, o quadro de classificação registrava as seguintes posições, Rafael Almeida na ponta com uma boa vantagem para o 2º colocado Feliphe Santos trazendo consigo Jefferson Marchi, este seria o pódio até o momento, em 4º Alan Cadu, na 5ª posição Carlos Merlin e Ivanilson Manga na 6ª colocação. Restando 1/4 ou 11 voltas para o fim da prova Jefferson Marchi tomou a 2ª posição de Feliphe, entretanto Marchi precisaria abrir 3 segundos para manter este lugar pois tinha punições de tempo.
Inacreditavelmente faltando 9 voltas no mesmo instante em que Jefferson ia para os boxes para trocar os pneus, novamente o Safety Car foi para a pista, dessa vez por incidente com Adão Tidra. E com isso Jefferson ficou muito bem na corrida, pode ter sido sorte, pode, mas em uma corrida em que o SC dominou, por que não arriscar na esperança de mais um, foi isso que ocorreu, assim Jefferson ficou numa posição excelente e com pneus novos para atacar o pelotão dianteiro, e fez com que todos os pilotos ficassem na dúvida se também deveriam parar ou arriscar ficar na pista e continuar até o fim. Bem todos decidiram parar e com isso a corrida acabará de virar uma Sprint Race, todos nas mesmas condições de sapatinho e poucas voltas a serem disputadas. Faltando 6 voltas a corrida reiniciou, e como todos estavam utilizando composto macio nos pneus e com o carro muito mais leve, foi volta rápida atrás de volta rápida, praticamente um Qualy dentro da corrida.
Fim de prova, e após aplicação das penalidades a classificação ficou assim, Rafael Almeida em 1º, na 2ª posição Feliphe Santos e em 3º fechando o pódio Alan Cadu, Jefferson após as punições ficou em 4º, no 5º posto Rafael Barbosa e na 6ª colocação Ivanilson Manga. E assim acabamos de presenciar uma das mais longas corridas da Bélgica graças ao Safety Car que foi acionado nada mais anda menos que 6 vezes. Eu vou ficando por aqui.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.