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Tiago Luz e Sandro Oliveira: a moral nunca esteve tão alta. 2021 promete ser um ano mágico


 

A “mágica” não acontece sem trabalho, ou seja, sem treino, sem dedicação. Tiremos o cavalo da chuva se ainda achamos que basta um carro de alto nível. É claro que estes dois, tanto Tiago quanto Sandro, sabem muito bem disso. Tiago fundou a Reality, Sandro está nela tempo o suficiente para não acreditar na fábula: “se for Mercedes está ganho”. Nada disso. Os relatos são muito pés no chão, embora claro, carreguem nas palavras o ar de otimismo que uma excelente temporada recente proporciona.

O trabalho vai aumentar.

Manter o nível e/ou elevá-lo é uma tarefa dificílima, e eles estão sobre a navalha, Tiago principalmente. 2020 foi de uma crescente ótima para Sandro, mas foi espetacular para Luz. Ora, sair de meio do pelotão um ano antes, que era sua realidade, para disputar títulos e abraçar uma taça com méritos e crachá de favorito, bom, a conversa agora é outra.

Pelo viés negativo, Tiago carrega a pressão de favoritismo. Isso é negativo? Sim, em determinado ponto: 2021 será decisivo para ele. Se for mal, ele cairá na mira dos olhares que acreditam que teve sorte, ou que o campeonato passado foi fácil demais. Se for muito bem, e quem sabe campeão, aí ele permanecerá no hall de piloto grande, piloto diferente, ou bem melhor que isso: piloto respeitado.

Os campeonatos estão cheios de cavalos paraguaios. E uma trajetória se constrói ano após ano, uma trajetória sólida, é claro. Tiago não quer esse estigma para si, e sua capacidade sobra, ele nos mostrou isso, nos mostrou seu trabalho forte, e sua vontade de estar a frente, não à toa evoluiu tanto!


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A batalha de Sandro é pela continuidade e execução em alto nível, e a cada passo que dá as coisas acontecem, os demais talvez não vejam porque estão voltados a outros acontecimentos ou a outros pilotos, porém o que se “deixa para trás” dos olhos é um piloto ótimo, e que sabe andar sem qualquer tipo de assistências, coisa que muitos ainda nem pensam em fazer.

Repito: 2021 tem tudo para ser mágico para esses dois.

Tiago me conta que a expectativa para o Mundial é altíssima, e nem deve ser para menos, pensar no que de ruim pode vir é necessário, mas jamais colocar este tipo de pensamento acima da sua grande temporada de 2020, onde permaneceu sempre entre os 5 mais bem colocados. Este ano serão 4 Mundiais, e ousadamente e com a confiança lá no teto ele quer disputar título em todos. É um passo grande, mas possível. A fase é excelente!

Aliás, essa fase excelente vem daquilo que já abordei: os treinos intensos. A dedicação de Tiago é muito forte, o favoritismo bateu sua porta, e a construção tem de ser mesmo muito pesada, é um ano de afirmação como piloto, ele não tem escolha, e a bem da verdade eu acredito que ele nem queria ter.

As metas colocadas perante as equipes são bem alinhadas com aquilo que cada um pode entregar, o que é bem coerente. Tiago sabe trabalhar bem com isso, noto o ouvindo falar e também como sendo um organizador ele precisa ter a visão ampla, precisa compreender as dinâmicas de equipe. As suas, que inclusive conta com Sandro em uma delas estarão de certa forma equilibradas, cada um pisa onde pode.

A pretensão na F2 também é grande, correr na frente o tempo todo. Ousadia é o codinome de Tiago em 2021.

O Professional da categoria Orion lhe dará um gosto especial, gosto de um sonho de criança, de vencer um campeonato tão difícil, o qual considera o mais importante até aqui. Ele entrará como 1º piloto, carregando um título de outra categoria, estando numa base sólida. Hoje é ele quem aguarda pelo companheiro. As coisas mudaram, ele fez com que mudassem, foi o único responsável por isso. O sonho pode ser, sim, uma realidade.

Foram mais de 400 voltas em duas semanas. Participou de 5 das 7 provas nos testes de verão. Número absurdamente considerável. E por falar em considerável, o que Tiago também considera é que os pilotos sejam menos apegados a coisas pequenas, sendo mais claro: sem “mi-mi-mi”, e que entrem para correr e não para encontrar cabelo em ovo. Ele é o administrador da Reality, todos sabem, e nem por isso se colocou acima como alguns pensam. O que é certo, é certo, e se não fosse, acreditem, eu não estaria aqui escrevendo.

O pedido de Tiago vem do dono e do piloto ao mesmo tempo. Existe uma pressão nos dois lados. Disputar, correr atrás das metas e alinhar toda essa turma que por aqui corre. Vamos deixar o “mi-mi-mi” para lá. A enorme evolução de Tiago Luz passa longe das queixas, mas bem pertinho do trabalho.

O veterano que não é veterano… Sandro Oliveira. O experiente de idade, cinquentão com as costas cheias de histórias que ainda se diz ser um aprendiz no AV, o contrário do que todos pensam, segundo ele.

Eu o acompanho desde que entrou, e seu crescimento é como tem que ser, como ele planeja para ser. Não há ansiedade, nem aquela loucura exagerada que os mais novos tem. Sandro conhece os atalhos da cabeça dos moleques, afinal, é pai de um, e não precisa mais atirar volantes contra o chão e nem xingar a mãe das pessoas. Sandro é tranquilo, e enquanto conversava comigo eu entendia claramente a sua construção para 2021.

O grupo de treino melhorou, e com isso as expectativas se tornaram as melhores possíveis. O grupo é importante demais, ele me diz. E é justamente por conta desse grupo, não especificamente com as mesmas pessoas, que ele resolveu descer um degrau. Pare para pensar por um momento: que piloto hoje, andando sem assistências, às religaria para nivelar o grupo e ser mais competitivo? Nenhum, a não ser ele próprio.

A evolução de Sandro está totalmente ligada a essa sua atitude. Ele disputa pontos em todas as provas, no final sempre os soma, e raramente abandona. Visão de piloto experiente, que nota onde perde tempo, que sabe que talvez uma assistência ligada que seja, pode lhe fazer melhorar 1%, coisa que muitos não aceitam, por isso patinam, patinam e patinam no 0.

Não existe ego dominante em Sandro Oliveira.

Hoje ele se tornou um piloto diferente, foi resgatado, requisitado e escalado para fazer parte de uma equipe e inclusive ser patrocinado por ela, equipe essa, de Gabriel Arruda. Existe um investimento forte nos bastidores, e o nivelamento passa fortemente pela sua pessoa.

O Professional F2 também será abraçado por Sandro, que me diz ter gostado muito do carro, inclusive ele usa uma frase bem interessante: “não tem asa, não tem nada, é só braço e pé”. De fato, é só isso mesmo, e mesmo assim poder vê-lo tão seguro de si, pode ser um belo de um sinal. Nos testes Sandro sempre entre os 4 mais rápidos.

Sandro quer cumprir todos os seus objetivos na equipe, e “um pouquinho mais”, é assim que ele pensa.

“Estou seguro, constante e com muita moral”. Não brinque com um piloto que está com moral.

Tiago e Sandro. Ambos são uma bela realidade, e enquanto muitos excelentes pilotos tanto de pista quanto de papo, agitaram as pistas com suas reclamações e outros com vitórias, logo em seguida abandonaram o barco, eles permaneceram firmes e fortes. 2021 tem tudo para ser um ano mágico.


 

Por Mauricio Klippel


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