F1 PROFESSIONAL DRACO - SEASON 05 - ETAPA 05 - GP DO BAHREIN - SAKHIR
Para ser Campeão, basta ser impecável
Ora, é simples, não é?! Olhando de fora, talvez. É uma Mercedes! Isso diz tudo, não diz? É evidente que não. A palavra "impecável" não serve e nem se adequa a maioria dos pilotos, pouquíssimos conseguem esse feito, mesmo aqueles que já são campeões. Carregar nas costas um campeonato sem dar uma chance sequer aos outros 19 pilotos, ou até mesmo ao seu companheiro de equipe que estava igualmente de Mercedes. Sobretudo, sobrar em todos os quesitos.
5 corridas. 5 vitórias. 5 pole positions. 4 voltas mais rápidas. Título do Professional Draco com uma prova de antecedência. Este é Victor Roldan.
Isto não parece impecável para você? A mim, não só parece. Tudo isso que foi citado por mim são os finais, as conclusões brutas. Atrás de cada corrida e números na tabela existe um um piloto de ponta, que fez sim jus ao carro que tinha nas mãos, mas antes de mais nada acertou todas as suas estratégias planejadas, foi frio o tempo todo, rápido, muito rápido, bem ao estilo Roldan, de ser: tirando o máximo da Mercedes sem arranhar a tinta do carro.
Limpo e cauteloso. As suas performances foram tão boas que beiravam sim, a perfeição. Se irá repetir isso num próximo campeonato nós não sabemos, mas neste, ele entrou para a história como um Campeão que venceu com total controle e classe. Roldan mandou prender e soltar, nesse Professional, foi literalmente seguido pelos demais tamanha sua supremacia.
O grid deste Professional está lotado de gente grande, todos experientes e na sua maioria já campeões de algo por aqui. A tarefa de Victor não era nem de longe fácil, e ele sabia muito bem que o melhor carro do grid de nada vale se ele não fosse capaz de tirar o melhor dele, ainda mais com gente tão capacitada logo ali, no seu cangote.
Um exemplo disso: Roldan só não completou as 5 voltas mais rápidas no GP do Bahrain, porque um tal de George Silveira, de McLaren, chegou em 3º e tirou a volta dele. Em outros tempos diríamos que isso é mentira, acredite!
Victor foi o cara que conseguiu praticamente sozinho dar também o título de construtores a Mercedes/SBV, já que David entrou nas últimas duas (teve um 4º e 3º lugar). Tudo funcionou, não há o que tirar nem pôr, ele foi o grande nome do campeonato, e da própria equipe.
Dali para baixo temos uma salada de frutas: Renault, Alpha Tauri, Racing Point, McLaren e etc. Inclusive, com o menino bom de braço, Matheus Leão deixando muita gente para trás e abraçando a 2ª posição, isso ainda pode mudar em Abu Dhabi. Mas que Leão é "forte em quantia", isso ninguém duvida.
A superioridade de Roldan não foi batida por ninguém, e a hegemonia de vitórias, pode ser quebrada na última prova? Pode, claro! Mas acho pouco provável que ele deixe a 6ª vitória escapar. Com tantos nomes de peso ninguém conseguiu chegar perto, e tudo bem pensarmos que se alguns pilotos estivessem com carros melhores as coisas poderiam ser diferentes. Mas isso não importa, porque não estavam. (e mesmo assim entregaram o que podiam).
O campeonato é de Victor Roldan, do início ao fim, do treino ao pódio. Merecedor, de todas as formas, por tudo o que andou.
Quer ser Campeão? Soe a camisa. Quer ser impecável? Converse com Victor Roldan.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel