O melhor de tudo, é encontrar evolução. Não importa como, seja de prova em prova, de treino em treino ou de volta em volta. Isso tudo aí, o GT Sport está oferecendo em uma quantia bem considerável desde que iniciou por aqui. Digo considerável, porque alguns ainda caminham a passos lentos e estão sim, um pouco mais atrasados no que diz respeito a pilotagens, macetes e tudo mais. Certeza, é que estes mesmos irão se encaixar no quadro de evoluções mais agudas se continuarem a cumprir as etapas como manda o figurino.
Murilo, Nando, Will, Elison, são por enquanto, os principais nomes deste primeiro grid. Através deles é que a categoria vem mostrando corpo, e mais, mostrando qualidade. Talvez o campeonato esteja pegando alguns de surpresa, principalmente por conta das largadas paradas, como é feito tradicionalmente, o que não favorece alguns tipos de carros.
Isso tudo é bom, tira o piloto da zona de conforto e o oferece um desafio maior.
A pista espanhola não é das mais rápidas, e nem das mais longas, tal como são as originalmente desenvolvidas para o jogo, com muito espaço e possibilidades. Mas é histórica, e tem seus méritos. Ela nos ajudou a encontrar mais pontos bons, trazidos pelo Gran Turismo. Ou seja, os pilotos encontrando maneiras estratégicas para superá-la, e para se adaptar a ela. Will não a conhecia, mas fez a pole. Não largou bem, é verdade, mas isso tem justificativa.
O seu Renault é melhor no decorrer da prova do que largando. Demora na arrancada, mas é muito regular. Mais um ponto de aprendizagem, confesso que não sabia disso. Detalhes que fazem a diferença na hora de uma decisão. Eu o coloquei como melhor da prova, por ter ficado para trás, levado um toque, feito um pit a mais e ainda assim mesmo chegou na segunda posição - inclusive, a melhor ultrapassagem foi sua, e foi dupla!-. Quando me deu a justificativa pelo ocorrido negativo, ganhou meu respeito.
Murilo, ou Muzinho, foi o vencedor. Grande vitória, a segunda em quatro etapas, e mais, quando não vence, chega sempre nas cabeças. Pontuar é fundamental, pontuar bem então, nem se fala. Piloto regular e muito bom de pista. Conhecedor dos atalhos do simulador, articulado quanto ao repertório de carros e principalmente: é inteligente guiando. Venceu de um lado a outro e é líder, bem líder. Despontou a frente aproveitando a parada extra de Will. O campeonato ainda pode mudar, mas somente se ele deixar a fase boa para trás em erros sucessivos, o que não acredito que aconteça, ou, fatores externos interfiram.
Monza é a próxima. Pista absurdamente rápida, mais um templo do automobilismo. Se quiserem mudar o rumo das coisas, a Itália é um bom lugar. Contudo, seguimos aprendendo.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: