F1 PROFESSIONAL ORION - SEASON 05 - ETAPA 03 - GP DO MÉXICO - HERMANOS RODRÍGUEZ
O pódio de 4 lugares
Eu jamais deixaria passar em branco esse fato que não se cansa de assolar as provas. É impressionante, corrida após corrida nós presenciamos tantas punições que acaba ficando difícil encontrar os motivos, que desde já faço questão de colocar aqui, que podem ser muitos, desde uma pressão que o piloto sofre pessoalmente, até o desenho do circuito que pode ser propício a isso. Porém, como o nome já diz, eles são pilotos, e esse caminhão de penalidades não é admissível. Os motivos existem, mas dentro da pista a conversa precisa ser outra.
Principalmente para quem anda num nível alto, como eles.
O México tem tendências a abrir as portas para punições? Sim, e se o piloto estiver de acordo ele as carrega para os GPs seguintes, inclusive.
A largada foi um tanto quanto enroscada, mas mesmo assim Fernando Schreiber conseguiu se manter à frente depois de ter feito a Pole. Inclusive, a largada de Tiago Luz foi excelente, como já vem sendo em muitas provas. A briga dele com Fernando, mesmo que indiretamente, sem uma disputa lado a lado na pista, aconteceu através dos erros. Sejam os pequenos de Tiago, como os enormes de Fernando.
Schreiber é um grande piloto, busque por colunas ou transmissões antigas e você me verá elogiando e dizendo que naquele momento era um dos pilotos que mais gostava de ver pilotar. De fato, ainda é! Mas seu jeito agressivo de tocar o carro carrega dois lados: o arrojo e a imprudência. Conforme o tempo foi passando, e com questões extra pista, a pilotagem de Schreiber caiu, e caiu com força. A cada chance de voltar a brilhar o arrojo ficava de lado e a imprudência (cometida com ele mesmo) ficou maior.
A ideia é que ele volte a ser aquele pilotaço de antes, o que quase se tornou uma realidade ontem (10). Ele liderou a prova do jeito certo, rápido, muito rápido! Mas aí entram as punições, e elas destruíram a vitória evidente de Fernando que seria um presente por todas as excelentes corridas que já fez, e talvez um reencontro com o que ele tem de melhor.
Os 15 segundos de penalidade tiveram um gosto amargo. Cruzar a linha e entregar o pódio para o piloto que vem atrás de você há quase 14 segundos, é inadmissível! Tiago estava cumprindo seu papel, sendo o segundo colocado e abraçando mais uma ótima posição, mas depois de um tempo as punições de Schreiber pingavam a sua frente sem parar.
É duro ter de passar uma vitória assim, por erros em excesso. Mais uma na conta de Tiago, e um 2º lugar amargo para Fernando. Que seja essa, a sua reconstrução como piloto. Porque excelente, ele já é!
Com isso, nosso pódio tem 4 lugares. O último é das punições.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel