MUNDIAL ORION FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 11 - GP DA ÁUSTRIA - CIRCUITO RED BULL RING
O maravilhoso significado da vitória de Constantino
Eu nunca ouvia os podcasts das corridas das quais eu não participava, nem mesmo agora, que não faço transmissões, nunca mesmo. Só que desta vez eu fiz questão, não porque o piloto ‘’A’’ ou ‘’B’’ estiveram no pódio, não por ter sido só uma corrida muito, muito boa.
Eu simplesmente tinha a curiosidade de ouvir Wesley Constantino.
Geralmente primeiras vitórias sempre trazem um molho diferente, e a dele ao mesmo tempo que fecha um ciclo, abre outro. Foi uma fala incomum.
É muito difícil ver um piloto ser 100% sincero em sua entrevista. Geralmente ele é sistemático e cheio de nove horas. Fala pelos cotovelos sobre termos técnicos e conta a corrida inteira como se quem estivesse ali, já não tivesse visto.
O ego sempre dá o ar da graça, seja pouco ou muito.
Constantino deu a entrevista mais sincera que já vi, onde ele mesmo desmistifica o que seria na cabeça de muitos um ‘’feito heróico’’, e coloca a realidade em primeiro plano, qual realidade? A sua! Isso traz à tona os vários lados de uma vitória, e no caso dele, não significa campeonato, significa crescimento, significa muito tempo de treino que esbarrou na trave e que de tanto bater se tornou a tal vitória.
Também significa uma conquista pessoal enorme, de alguém que sim, andou muito! Foi merecedor, aproveitou as falhas dos demais, falhas externas e se manteve firme o tempo todo, - principalmente depois que ganhou a posição de Tiago Luz, nos boxes. É bom salientar aqui, que, a briga dos dois trocando a ponta várias vezes foi incrível! - Mas que explana sem medo algum suas limitações.
Ele sabe o que pode fazer, o quanto consegue treinar e como isso reflete (e refletiu) na sua primeira conquista. Fala da equipe, do significado coletivo, justamente por serem a última em pontuação. O mais interessante é ver um piloto que como ele mesmo diz, achava que não pudesse vencer tão cedo, ser recompensado.
Grande prova! Cheias de ultrapassagens bonitas, incluindo a melhor delas: a dupla passagem de Tiago Luz para assumir a primeira posição em dado momento. E as 15 posições conquistadas por Ricardo Vargas, mais um pódio de Weverton, mais uma boa prova de Márcio Henrique e por aí vai…
Tudo tão transparente e sólido quanto as palavras de Wesley Constantino.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
PILOTO DESTAQUE:
PILOTO DA CORRIDA:
PILOTOS QUE NÃO COMPLETARAM A PROVA:
Por Mauricio Klippel