Espanha, pista difícil de ultrapassar quando as corridas tomam ares truncados. Felizmente quase nunca temos ares truncados por aqui, então, esqueça o que eu disse e vamos para aquela corrida do PS4 que trouxe muitas ultrapassagens e reviravoltas, pressão para a cabeça de uns e alívio para a de outros. Alex Conceição vinha de um mal resultado no Azerbaijão, queria e poderia recuperar o atraso da etapa passada, sim, não é segredo a força que tem e como é um dos favoritos, ou era? O fato é que ele precisa se restabelecer para continuar nas cabeças, ele sabe disso, não fui eu quem profetizou. Isso significa não só vencer, mas principalmente buscar bons resultados e se manter com eles, às vezes as coisas não saem como esperamos, e pode ser que o sistema surpresa tenha o pego de calças curtas, e a disputa que era para ser na frente do pelotão foi apenas consigo mesmo. Alex cometia pouquíssimos erros, mas eles estão se tornando habituais, é hora de voltar a ser AQUELE Alex, e não deixar o campeonato passar.
Vi bastante coisa hoje, Mercedes andar como Williams e Sauber brigar pela primeira posição, Sauber de Leo Fernandes, que fez uma corrida espetacular, prometendo ser agressivo, e assim foi, num montante foi quinto. Weverton Cunha fez outra prova excelente, e aqui somar bom desempenho sobre bom desempenho é igual a consistência e alavancar na tabela. A quarta posição veio de Toro Rosso, então, valeu bem mais que o esperado, mesmo sem vê-lo na transmissão pelos problemas de sincronia. Bem, não perca as contas. Maikel Pablo foi terceiro de Mercedes, (aquela que andou bem), mas poderia ter sido o ponta, a chuva estragou os planos de um piloto que parece não gostar nada dessas condições, ou seu setup era de pista seca. Mas, mesmo brigando tanto e defendendo tão bem, não deu para segurar aquela galerinha que guia com mais firmeza na chuva. O segundo foi Tony Peterson, de Force India, e que deixar claro que o desempenho era igual, (é só para deixar o contexto mais interessante mesmo) não me surpreendeu pela boa pilotagem, isso ele já faz a bastante tempo, mas sim, pela recuperação de quem largou em último e passou uma borracha na chuva.
Mas, foi Márcio Henrique que ocupou o lugar mais alto do pódio. Comeu quieto, foi inteligente ao buscar suas posições, principalmente quando assume a primeira ao retardar a volta e sair a frente de Maikel dos boxes. De Ferrari e cheio de moral, ele vinha a muito tempo pelejando por aqui, e desta vez tudo deu certo, o campeonato sofre mudanças e ele ganha moral para seguir fazendo o melhor, se ganhar outra vez, bom, o mérito só cresce, mas antes é preciso refletir e buscar manter o padrão para não deixar na parede um troféu isolado. Citei um por um dos cinco destaques propositalmente, porque todos andaram de forma excelente, buscando até o fim a melhor posição, literalmente até a última volta. Foram os cinco melhores, não por classificação, mas por merecimento.
Mauricio Klippel
Classificação:
NANDO KAMERS E FELIPE RIBEIRO NÃO PARTICIPARAM DA PROVA.
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: