F1 PROFESSIONAL SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 20 - GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS - SEASON 03
Matheus Leão vence e convence em corrida com piso molhado
Como vão seguidores da RealityXP, no dia 23 de outubro foi realizada a vigésima etapa do campeonato Formula One e-SPORTS RXP Professional Série Especial, corrida esta que ocorreu no circuito americano de Austin no Texas. A classificação se deu no formato de sessão curta com o céu nublado mas sem chuva, e nesse ambiente a pole foi marcada por Wandaick Emanuel pela Red Bull com o tempo de 1:32,875, ao seu lado Lucas Supremo também pela Red Bull apenas 1 décimo atrás, na 3ª posição Matheus Leão de Mercedes também à 1 décimo da pole, em 4º de Ferrari Tony Peterson com Golmar Beppler na outra Mercedes em 5º e ao seu lado na 6ª posição de Ferrari Arthur Isaac.
Diferente da classificação a corrida teria seu início com sol forte mas com possibilidade da chuva chegar em algum momento, e isso trouxe aos pilotos a difícil decisão de qual pneu escolher para o início da corrida, a imensa maioria optou pelo pneu médio. A largada foi forte e sem incidentes, tivemos poucas trocas de posições, Fabio Lopes por algum motivo abandonou a prova. Volta 6 e o Safety Car veio para a pista porém não durou muito e logo a corrida foi reiniciada. Na liderança Wandaick Emanuel vinha seguido de Matheus Leão trazendo consigo Lucas Supremo, na 4ª colocação Golmar Beppler com George Silveira em 5º, enquanto Victor Roldan fechava os 6 primeiros. Volta 18 novamente ele deu as caras, sim me refiro ao Safety Car, agora por incidente com Maurício Galli. No mesmo instante Allan Cataneo sofreu desclassificação, com esse segundo carro de segurança alguns pilotos decidiram ir aos boxes. Na volta 23 a corrida reiniciou.
Na volta 27 a chuva começou a dar as caras, melhor para Matheus Leão e Lucas Supremo que decidiram ficar na pista e adiar o máximo a parada no boxes, e com isso a disputa entre os ponteiros era acirrada. Com a chuva apertando Lucas Supremo decidiu ir aos boxes, enquanto Matheus Leão e Wandaick Emanuel continuaram na pista por mais uma volta, restava alguns pilotos ainda para realizarem suas paradas e colocarem o pneu intermediário, mas dentre os que já o haviam feito Matheus Leão era o 1º, com Wandaick Emanuel em 2º e Lucas Supremo em 3º, Tony Peterson vinha logo atrás em 4º, Golmar Beppler ocupava a 5ª posição dos que já calçavam sapato verde e em 6º George Silveira, na volta 38 Arthur Isaac abandonou a corrida.
Volta 40 se aproximando e a corrida estava indefinida lá na frente, entretanto mesmo com a chuva os pilotos conseguiram abrir mais de 1 segundo entre si, o que fez com que as disputas dessem uma esfriada. Alguns pilotos no fim do grid colocaram pneu de chuva extrema, com certeza os líderes ficariam de olho em seus desempenhos para ver se deveriam fazer o mesmo. E não deu outra, na volta seguinte todos decidiram calçar o pneu de faixa azul. Na volta 42 Wandaick Emanuel acabou rodando enquanto perseguia Matheus Leão e com isso caiu para a 3ª posição. Ainda na volta 42, dois abandonos simultâneos de Vinicius Bianchin e Eric Maia, e com isso o Safety Car veio para a pista, com certeza a chuva estava castigando os pilotos.
Durante o período de Safety Car, Leo Sava acabou abandonando a prova, 10 voltas restavam para o fim da corrida e o carro de segurança continuava na pista, não restava dúvidas de que o final seria disputado. Inacreditavelmente na volta 48 Wandaick Emanuel bateu sozinho e abandonou a prova, incrível. O mais irônico é que trouxe consigo novamente o Safety Car, e com ironia ainda maior, Lucas Supremo que conduzia a outra Red Bull também bateu sozinho e com isso o mar de rosas que se formou para a Red Bull no Qualify foi pelo ralo na corrida com ambos pilotos batendo em seu final e com isso zerando em pontos.
Com a saída do carro de segurança e com apenas 6 voltas para a corrida acabar, Matheus Leão conduzia na dianteira com Tony Peterson em 2º e George Silveira em 3º, Golmar vinha em 4º com Marcos Silva em 5º e Victor Roldan em 6º, particularmente nem arriscarei dizer que esse será o resultado final devido à tudo que ocorreu até aqui, até por que alguns pilotos tinham punições de tempo que seriam acrescentados. Final de corrida e após punições aplicadas o resultado ficou com Matheus Leão no lugar mais alto do pódio, George Silveira em 2º, ótimo resultado de Williams, e fechando o pódio Golmar Beppler.
Assim terminou essa corrida cheia de altos e baixos (para alguns pilotos, já para nós não rs), na liderança do campeonato está ele, Matheus Leão, com Lucas Supremo em 2º ainda com chances matemáticas de ser campeão. Eu me despeço aqui e fico assim como vocês no aguardo da próxima etapa.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.