F1 PROFESSIONAL SÉRIE A - ETAPA 05 - GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO - SEASON 03
Limite de Velocidade
Liberatti se recupera de punição em Safety Car virtual e vence o Grande Prêmio do Azerbaijão, trazendo a confiança de volta para a equipe Mercedes. Feliphe comete erros mas ainda fecha em quarto, minimizando a perda de pontos para a Mclaren. Marcos faz mágica andando de Alfa Romeo e termina a corrida em sexto lugar.
Sob nova direção
De acordo com algumas fontes nos bastidores, a informação que surge é que Marcos Silva teria comprado a Alfa Romeo de Paulo Liberatti, que também é presidente e piloto da Mercedes. Marcos teria comprado a equipe para poder se colocar como piloto titular junto a Thiago Vaz, que já vinha fazendo um bom trabalho na equipe italiana. Com a entrada de Marcos quem acabou ficando e fora foi Cristian Fernandes, o que não deve ter alegrado os rivais já que Marcos se mostrou um piloto no mínimo um pouco acima dos demais nessa categoria. Logo na sua estreia ele conseguiu chegar no Q3 e se classificar na nona colocação com um dos piores carros, a frente de equipes como Alpine e Ferrari. O melhor ainda estava por vir, na corrida ele foi impecável, manteve um ritmo acima do esperado e andou sempre na frente do pelotão intermediário, fechando em sexto lugar com sua Alfa Romeo.
Limite de velocidade
Em uma prova como Baku é comum de se ver por várias vezes a entrada do carro de segurança, dessa vez não foi isso que aconteceu, quem protagonizou o show foi o carro de segurança virtual onde os pilotos precisam apenas seguir um limite de velocidade imposto em suas telas. O que acontece se os pilotos não seguirem esse limite? Paulo Liberatti e Feliphe deram um exemplo do que não fazer para os espectadores da etapa levando cada um um Drive Through, uma das maiores punições impostas pela categoria. Mesmo com o prejuízo os dois se saíram muito bem, Paulo inclusive chegou a aproveitar um outro VSC para ir nos boxes e conseguir vantagem sobre os rivais em sua última parada, conseguindo assim vencer a prova depois de levar um grande susto. Feliphe não conseguiu diminuir o prejuízo fazendo uma parada estratégica como a de Paulo, porém andou forte e conseguiu chegar em quarto lugar, a frente do resto.
Consistência
O piloto Rafael Almeida da Mclaren vem conquistando bons resultados desde o início do campeonato, dessa vez conseguiu mais um segundo lugar sem surpresas para quem acompanha a categoria. Ficando fora de incidentes e sempre escolhendo muito bem as suas disputas, ele chega em terceiro colocado no campeonato, atrás apenas das duas Mercedes. O que impressiona é o descarte (pior resultado) de Rafael depois desta quinta etapa, ele têm o maior de todos entre os 20 titulares, tendo 35 pontos a serem descartados, mostrando que ele é o único piloto a frequentar o pódio em todas as corridas. Mesmo não tendo vencido nenhuma prova, Rafa traz confiança para a Mclaren seguir pontuando nesse início de campeonato, o que é muito importante, tendo em vista a virada do jogo onde o desempenho da equipe ainda é uma incógnita.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Jorge Luis