Enorme é a ascensão de George Silveira. Não importa a cor do carro nem que motor ele usa. A aceleração vem sendo a mesma sempre. Isso tudo, em grande escala, deve-se ao fato de ele ter encontrado de uma vez por todas a sua personalidade como piloto. Pelo menos é o que me parece olhando de fora. O ansioso e até mesmo imprudente, deu lugar a um piloto maduro e decidido a brigar por títulos onde quer que passe. As palavras são outras, quando falamos a respeito de George, que só não é o líder da Expert porque o início de Douglas foi muito bom, e Leo Mautes vive uma fase tão estupenda quanto.
F1 não é só estratégia, e falando uma verdade que, talvez só seja mesmo absoluta para mim, as estratégias na F1 são de uma chatice astronômica, e que em muitas ocasiões não levam a nada. F1 de verdade me parece ter muito mais a ver com arrojo, instinto e velocidade, é o contrário do futebol, que além disso tudo, precisa da tática para sobreviver e evoluir. Estas chatices usadas, me parecem muito mais úteis para justificar erros amadores do que para resolvê-los. Isso engessa os pilotos, que deveriam sim, seguir e planejar suas corridas, mas com algo simples, objetivo, e não usar tal artifício como muletas. Tem piloto que não anda nada, nada mesmo! Mas descreve estratégias ao nível Senna, e na pista não precisa nem chegar a praia para morrer, passa de Ayrton a Bernoldi quando as luzes se apagam. Mas porque digo tudo isso?
Simples: George Silveira, este é o cara. Leonardo Muates, este é o cara. Objetividade na ponta dos dedos.
Com toda a certeza do mundo é preciso ter um estratégia, eu não sou nenhum maluco, mas não do jeito que fazem. É o mesmo que comprar uma chuteira de R$ 1000,00 e não saber chutar uma bola. Perceba o modo como estes dois aí de cima pilotam. O bicho pega! dá gosto assistí-los! Leo sai da última posição para ser segundo, e Silveira dá 16ª para vencer! Um de Renault e outro de McLaren! Pelo amor de Deus!
Eu sou um reclamão de Cingapura, odeio mesmo. Só gosto das luzes. Mas um tal de Leo, diz que a corrida é sensacional, percebem? Seja onde for, o melhor sempre é dado! Competidores diferentes, agem de formas diferentes. Não consigo entender como pilotos que andam no dia anterior na mesma pista, tem um desempenho ótimo, e no dia seguinte, um pífio! É muita irregularidade. Isso foi visto ao montes hoje.
A prova não foi ruim, mas nem espetacular. Aqueles que querem ver as coisas mudar sempre deixam suas marcas, como o muito bom Caio Santos e o igualmente Victor Roldan. Que brigam o tempo todo, e parecem gato e rato. É preciso muito mais vontade e menos conformismo. Do contrário veremos George, Leo e cia, largarem, pisarem e irem.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: