Ele nem precisou largar para que todos olhássemos aqueles compostos intermediários e fizéssemos cara de incredulidade sobre como ele guiaria seu carro em meio a tanta chuva em Interlagos.
O único verde entre azuis. E também o mais corajoso entre todos. Não amigos, só coragem abaixo de um temporal não ajuda, até porque não dependia só dele, existiam outros disputando que queriam ganhar posições, que pensavam diferente e poderiam fazer qualquer coisa, ou seja, uma fagulha e tudo iria pelos ares.
Cautela é algo que não pode faltar na chuva, e João teve de sobra. Incrivelmente sua Williams foi tão bem que deixou óbvio onde ele queria chegar, e que tudo aquilo não foi apenas obra de alguém que tentava a sorte, muito pelo contrário: ele planejou! E melhor, o que parecia impossível, foi impecável.
Para que tudo desse certo ele precisaria segurar o carro inteiro e a frente, até a chuva diminuir e seus pneus começarem a lhe dar o desempenho desejado. Com uma perícia de invejar qualquer um, ele não só fez isso tudo, como brigou de igual para igual com quem ao seu lado estava. Conforme a chuva foi sumindo seus pneus ganharam aderência e a partir dali, começou a voar baixo. Os demais pararam, e naturalmente ele foi ganhando as posições no grid, uma a uma, até ser primeiro. Genial! A vantagem chegou a bater a casa dos quatorze segundos sob o segundo.
Na hora de colocar os slicks, o susto com a rodada perto dos boxes foi diminuído pela distância do pit, não perdeu a posição, mas perdeu tempo. Nada que não pudesse recuperar, e de fato, recuperou. A estratégia mais incrível já feita aqui, sabem porquê? Ora, dependia apenas dele para dar certo. Foi braço a dar com pau!
Um destaque a parte foi Tiago Luz, sim, Tiago Luz. Não Tony, nem Schreiber. Tiago foi diferente hoje, foi brigador, coisas que me agradam em um piloto, e detalhe, sem tomar punições! Veio um segundo lugar de muito peso. Na minha simples visão, o patamar começa a subir quando a agressividade na pista pode ser controlada, ou seja, ela é planejada. Como sei que ele controlou? Através do que citei anteriormente: zero punições.
Bem, qual lição aprendemos hoje pessoal? Planeje, treine muito e não tenha medo de executar.
Mauricio Klippel
Classificação definida pelo sistema SURPRESA:
Resultado :
Pilotos que não completaram a prova: