1° CAMPEONATO REGIONAL - REGIÃO NORTE/NORDESTE - ETAPA 2 - GP DO JAPÃO
Jarryer dá aula em Suzuka
A Pole de Rafa Pimentel foi suada, ainda mais para uma prova que seria chuvosa, e todos sabemos o quão difícil é pilotar na chuva. Infelizmente o 1º lugar na fileira não durou nem 10 segundos. A passagem de Jarrier foi como uma estilingada que o jogou a frente sem dó nem piedade.
Rafael perdeu muito desempenho, e opostamente Jarrier ganhava. Algo que sempre disse cabe ser repetido nessa coluna: em muitos momentos podemos sentir na largada que o piloto "x" irá vencer. Isso se deve a postura adotada quando as luzes se apagam. E Jarrier foi isso, postura firme e pilotagem impecável.
A pista cheia nas primeiras voltas e com chuva batendo no capacete é quase sempre um indício de incidentes. Bem, eu disse "quase". Mesmo no bolo da pista cheia os pilotos foram muito competentes e de todas as formas, seguros no tipo de pilotagem que deveriam fazer.
Enquanto isso, Jarrier abria mais de 9 segundos na volta 6.
Ritmo forte que ficou ainda mais forte. Jarrier foi cirúrgico. Ninguém se aproximou e abrir tanto tempo na chuva e numa pista técnica como Suzuka não é para qualquer um. Sem falar nas punições, que incrivelmente não existiram.
Aula. Assim chamamos quando aprendemos com alguém. E Jarrier deu aula. Isso nos mostra alguém interessado em subir de nível e estar entre os grandes.
Nas posições abaixo o bicho pegou sem alívio. A ousadia rendeu brigas duras a prova inteira, como Sava, Chaves e Mikael pela 5ª posição, Mazinho e Sava mais abaixo na reta final e o próprio Rafal Chaves que pra mim fez sua melhor prova em meses, usando tudo o que sabe para escalar o grid com muita tarimba e ocupar a 2ª posição. Esse sim é Rafael Chaves.
Quando Constantino bateu, aliás, abrindo um parênteses aqui: Constantino neste momento não é nem perto do cara que venceu praticamente tudo num campeonato e evoluiu religiosamente bem. No momento ele tenta se manter na pista. Bom, voltando ao raciocínio, a batida de Wesley gerou o Safety Car, e a diferença de Jarrier aos demais era de 26 segundos.
Uma vida se tratando de F1.
O carro de segurança deixaria tudo no zero a zero. Mas não foi bem assim. Jarrier estava com a faca entre os dentes e 3 segundos entram no vácuo como se nunca tivessem relargado. Nada sobrou aos outros pilotos que andaram muito sim, mas Jarrier e sua performance foram muito acima.
Foi além do limite. 14 segundos à frente de Chaves e uma verdadeira aula de um piloto que se coloca na mira dos que querem subir e permanecer. Jarrier é uma realidade.
Espero que ele não me desminta.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel