MUNDIAL DRACO FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 19 - GP DO MÉXICO - MEXICO CITY
Gregório espetacular!
Eu tiro meu chapéu com muito gosto para tudo o que tem feito Matheus Gregório nesse campeonato. As circunstâncias começaram totalmente às avessas e de uma forma brilhante ele consegue retomar o tempo perdido, vencer a terceira seguida dentre seis vitórias, e encostar de uma vez por todas em Arengue e Lanzarin na briga pelo título.
Se acontecer mais uma vitória, combinada com resultados negativos dos dois, significa a liderança do campeonato para Matheus, na penúltima etapa! Dá para entender a importância disso? De fato, é uma performance impecável até aqui.
O que parecia muito distante, agora é uma realidade que ninguém mais cogita discordar, a vitória no GP do México, ontem (26), o colocou como perigo iminente no retrovisor de Arengue e Lanzarin. Uma prova surpresa, com carros sorteados, tudo se mistura e todos tem chances de algo maior, para Gregório: a Mercedes, o que potencializa toda e qualquer estratégia desde que bem pensada.
E ele tem não só pensado, mas executado de forma ímpar.
Thiago Arengue largou maravilhosamente bem, tanto que na volta 5, ele já era o 5º colocado, isso tudo saindo da última posição, e eu não canso de dizer que Arengue está sempre municiado com a experiência, e num circuito rápido como o Mexicano, foi um pulo para assumir a ponta.
Mas existe um outro "pulo"...
O grande "x" da questão foram as punições, e isso começa a incomodar o piloto, que ia muito bem, obrigado, e mesmo que acompanhando Gregório se aproximar de maneira muito forte, o desenho poderia ter sido outro. 9 segundos é muita coisa, o que me pareceu uma leve perda de foco.
Lanzarin, o líder do campeonato, tem marcado passo. Suas últimas performances não têm sido do nível de piloto que ele é, um exemplo foi o próprio México, onde foi desclassificado por ultrapassar o safety car. Ele é piloto de ponta, está construindo a trajetória para o título, não pode estar desatento assim. Com isso, o que parecia muito distante, está cada vez mais próximo: Arengue colado e Gregório numa fase absurda, pisando nos seus calcanhares.
Um ponto importante para ser pontuado foi a chuva, a pista molhada é sinal de um boost em Matheus Gregório. Impressionante como ele torna um pesadelo para os outros em uma arma para obter vantagem.
Enquanto os demais pisam em ovos, ele pisa fundo, tira tempos altos e ultrapassa, foi assim no México.
Ele poderia muito bem deixar Arengue re-largar na sua frente após a saída do safety car já na volta 69, de 71. As punições eram alarmantes e a vitória seria sua. Ainda assim, ele disputa o direito ao pódio lado a lado com Thiago e consegue se manter à frente. Quando a fase é boa, a confiança explode e as performances chegam num nível altíssimo.
Duas provas apenas, a próxima no Brasil. Leilão. O tudo ou nada acaba de bater à porta.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel