MUNDIAL F1 SÉRIE ESPECIAL - ETAPA 16 - GRANDE PRÊMIO DOS ESTADOS UNIDOS - SEASON 04
Maurício Galli vence corrida em COTA com estratégia perfeita
Olá amigos da RealityXP, na noite do dia 03 de outubro tivemos a realização da décima sexta etapa do campeonato Mundial de Formula 1 e-SPORTS RXP Série Especial no formato de XP CARDS, ocorrida no Circuito das Américas (COTA) no Texas. Como já é de conhecimento geral, no sistema XP Cards o grid é formado previamente sem que a sessão de qualificação seja necessária, e sendo assim tivemos a o seguinte alinhamento de pilotos, Victor Roldan na posição mais desejada, em 2º Lucas Supremo, abrindo a segunda fila Vinicius Bianchin, logo atrás Wandaick Emanuel, em 5º Fabio Lopes e fechando a terceira fila seu xará Fabio Freitas. A prova acontecera com clima seco e com isso tivemos uma gama mista de pneus por parte dos pilotos.
A corrida teve uma largada limpa e antes mesmo da primeira curva Lucas Supremo tomou a ponta, Wandaick veio no embalo e também ultrapassou Roldan que caiu para a 3ª posição. Poucas voltas adiante Lucas Supremo abriu mais de 3 segundos para Wandaick que tinha em sua cola Victor Roldan e Leo Sava que por sua vez abrira quase 3 segundos para Fabio Lopes na 5ª colocação que trazia consigo em um mesmo pelotão mais três oponentes. Maurício Galli remava e ia escalando o pelotão indo da 8ª para a 2ª posição.
Enquanto os pilotos continuavam na pista Maurício Galli foi para os boxes, provavelmente tentar o undercut, veremos mais adiante se ele terá sucesso com sua estratégia. Em um jogo caseiro, após ultrapassar Vinicius, Galli teve ajuda de Lucas Supremo que abriu para que ele passa-se pois estavam em estratégias diferentes, com isso Galli saltou de 5º para 3º, Lucas Supremo ficou em 4º com Vinicius em 5º, Wandaick vinha mais de 4 segundos atrás na 6ª posição. Na volta 28 Marcos que ainda não tinha parado nos boxes teve azar e caiu da sessão, o que possibilitou que Galli chega-se com maior facilidade ao primeiro posto.
Na volta 32 boa parte dos pilotos decidiu ir aos boxes e realizar nova troca de pneus, além de Marcos, que retornou a sessão e enfim realizou sua parada mas o prejuízo já era grande para ele, provavelmente essa queda de conexão tenha lhe custado a vitória. Nesta altura da corrida Galli liderava, com Lucas em 2º e Matheus Leão em terceiro com incríveis 32 voltas no pneus branco, os pilotos abriram um intervalo de tempo grande entre eles e com isso as disputas cessaram, somente Wandaick e Vinicius estavam próximos o suficiente para brigarem. Infelizmente Lucas Supremo complicou sua corrida ao rodar e bater quebrando seu bico, teve que ir aos boxes para reparos e com isso quem se deu bem foi Matheus Leão que enfim realizou sua parada.
Faltando 16 voltas para o fim da corrida, Maurício Galli foi para os boxes e colocou o pneu macio ficando apenas 4 segundos atrás de Marcos Silva 1º colocado, e com isso a disputa para a vitória estava aberta, Galli lutaria para chegar em Marcos que usava pneus médios e já com algumas voltas de desgaste. Na volta 43 Maurício chegou enquadrou Marcos, que acabou cometendo um erro no setor final da pista facilitando a ultrapassagem de Maurício Galli. A corrida se encaminhava para sua conclusão, restando apenas 3 voltas a serem disputadas, Maurício liderava com Marcos em 2º e Matheus Leão fechando o pódio, Lucas Supremo estava na 4ª colocação na pista mas tinha muitas punições de tempo, não somente ele mas como também outros pilotos e com isso se faria necessária a conclusão da prova e aplicação das punições para que pudéssemos saber o resultado final, na penúltima volta Victor Pimentel acabou saindo da corrida.
Após a conclusão da prova e das devidas punições aplicadas o vencedor foi Maurício Galli com Marcos Silva na 2ª posição e Matheus Leão em 3º. Lucas terminou a corrida na pista na 4ª posição mas caiu para 5º devido suas punições e quem herdou o 4º lugar foi Gustavo Ferreira, Vinicius Bianchin fechou na 6ª posição. E com isso o campeonato tem como líder Matheus Leão com 565 pontos, seguido por Leo Sava somando 487 pontos na tabela, em 3º Wandaick Emanuel com 461 pontos, com 430 pontos Maurício Galli e fechando o grupo dos 400 pontos Tony Peterson com 406, o 5º colocado na tabela é Vinicius Bianchin com 345.
E assim concluímos mais uma etapa desse campeonato disputado e ficamos no aguardo da corrida seguinte, eu fico por aqui, nos vemos na próxima.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto do dia:
Não terminaram
Por Felippe Kiss.