REALITYXP - MULTIPLAYER SERIES - VOLANTE - ETAPAS 03 & 04
Frase do dia: não tome punições
Essa citação infame deve rodear a cabeça de 20, entre 20 pilotos em qualquer grid, ela é capaz de os fazer ganhar corridas e, é claro, perdê-las. Quem está na frente não quer sair de lá, quem está atrás torce por um erro de quem vai a frente, ora, erros significam as tais penalidades, punições e sem sombra de dúvidas significam também perda de tempo e desespero. Golmar substituiu Paulus nas etapas dos EUA, e me parece que irá permanecer segundo o que ouvi na transmissão. Bem, eu citei Golmar por entre as linhas da explicação justamente porque ele sofreu com as punições duas vezes e em momentos decisivos.
Nas duas oportunidades Golmar estava prestes a vencer, e na primeira de 28 voltas ele foi à lona mesmo cruzando a linha em primeiro, fez uma prova excelente tanto em performance quanto em estratégia de parada, segurou Tony, Ildeu e Tiago até o fim, porém, e sempre existe um porém, as penalidades foram maiores que a excelência, e no fim das contas ele precisava abrir 7 segundos em relação a Peterson para poder vencer. Esse tempo não foi batido, nem por ele e nem por Tony, quem pulou e muito bem à frente foi João Ildeu que foi impecável em não tomar punições. De 3º à 1º. A importância de ser perito nas pistas é cada vez maior, de estar atento aos mínimos detalhes, aqueles que mesmo sem querer forem deixados de lado vão sendo somados a fatura de três em três e acaba saindo caro.
Podem ser muitas as justificativas, mas nada justifica o fato de pilotos tão bons serem prejudicados a moda miguelão por desatenção ou ansiedade. Falar é fácil já dizia o poeta, bom, eu conheço as pedras, por isso uns correm e outros falam.
Ildeu foi a prova viva da atenção, sair de último e vencer sem qualquer infração? Ele me certifica de que tudo é possível, de que com alguns ajustes finos o piloto não precisa passar por apuros que podem comprometer seu campeonato. Já nas 14 voltas da última parte, Golmar foi tão bom quanto na primeira, próximo da vitória e atento no Safety Car ele consegue passar Tony com um pneu novo de duas voltas. O segundo porém da noite que o envolve é o tempo esticado, tendo que abrir para vencer assim como foi antes. Desta vez foi no detalhe, no fio da navalha, mas a vitória veio.
O exemplo de Golmar atinge todos os pilotos, e na enorme maioria das vezes acontece em momentos decisivos com players excelentes como é o caso dele mesmo. Não digo que isso nunca poderá acontecer, mas que é preciso abrir as cortinas da perícia ainda mais, afinal, coisas assim são algozes para enterrar campeonatos.
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel