MUNDIAL F1 DRACO - ETAPA 15 - GRANDE PRÊMIO DA RÚSSIA - SEASON 03
Favorito até que ele prove o contrário
É isso, Tony Peterson é o favorito da categoria, pelo que tem feito em larga escala e pelo que os demais que brigam pelo título deixam ou deixaram de fazer. Ele mesmo é quem poderá provar o contrário de seu favoritismo se por ventura cair de produção, do contrário, será bem difícil que alguém possa se aproximar olhando a tabela num grosso modo. Veja bem, eu disse difícil, não impossível, mas é evidente que Tony mantém firme tudo o que os outros esqueceram.
Os 77 pontos de diferença entre ele e Pedro Raso não são o fator determinante para falarmos em favoritismo, nada disso, o que tem determinado é sua campanha, suas performances de pódio, principalmente do GP da Bélgica em diante, e agora com a segunda vitória seguida. Tony não “abandonou” o campeonato, continua firme e tirando o que pode com toda a experiência que tem.
No leilão ele preferiu sabiamente a Mercedes para essa prova no F1 2021, ora, a chance de permanecer a frente estava ali, escancarada por todos os motivos já citados, então nada mais certeiro do que emplacar uma segunda vitória e alargar a diferença. Já era sabido que muita gente iria sofrer por questões de adaptação com o novo jogo, enfim, as portas estavam abertas para ele, e assim o fez.
Não fossem os inúmeros carros de segurança, Tony tinha vencido com anos luz de diferença, o que no frigir dos ovos não fez muita diferença a não ser pela briga maravilhosa com Golmar que só não fez chover ao emparelhar Tony na pista Russa. Peterson é um piloto inteligente e nada afobado, quando ele consegue unir essas duas características e tem um carro como a Mercedes nas mãos, tudo muda de figura.
Sua batalha com Beppler foi o charme da prova, inclusive, Golmar andou uma barbaridade passando Tony na volta 43 e resistindo bravamente a um piloto frio, que sabe a hora de atacar. Foi no momento certo, sem pressa no alto da volta 51 que Tony encerra a briga e corre até a bandeirada final. Era pneu vermelho contra amarelo, um rápido desgastado contra um mais lento, porém mais novo. Prova irreparável, de Tony, uma pena Golmar não estar brigando nas cabeças, com uma pilotagem assim certamente teríamos um tempero por esse título.
O favoritismo é de um piloto só, hoje as coisas são assim. Neste estágio do campeonato basta que Tony mantenha a forte regularidade.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel