F1 PROFESSIONAL ORION - SEASON 05 - ETAPA 02 - GP DOS ESTADOS UNIDOS - AUSTIN
Evidências evidentes
As evidências falam sobre a evolução de Tiago. Mostram um piloto que saiu do quase zero, para vencer provas, superar-se em todos os sentidos e disputar corrida a corrida, campeonato a campeonato de igual para igual com todos os outros, ou seja, a cadeira cativa de "dono" nunca foi uma questão para os seus resultados.
O que fica evidente, então, é que as disputas por títulos são cada vez mais claras. Assim como o do Professional 5, da categoria Orion. Que vitória a de Tiago!
Há um salto gritante de 2017 para cá, é como comparar a distância da cidade de Caxias do Sul, a Lua. Tiago hoje conta com um controle praticamente total do que faz em pista, as estratégias são bem executadas e o emocional também está alinhado. A vitória importantíssima na 2ª etapa do campeonato o coloca no páreo pelo caneco, e do jeito que foi, ele brigará com força.
A pole de Fernando foi apenas um sopro, afinal, a pressão de Tiago e sua McLaren lhe deu a 1ª colocação e de lá não saiu mais. A corrida foi tão bem conduzida nos EUA que ele encerrou sem um segundo sequer de punição, isso mostra todo o controle e concentração exercidos por ele para vencer uma prova que cerca de um ano antes já havia batido na trave.
Não existiram ameaças, e as aproximações de Wesley Constantino que mais uma vez foi excelente, não foram suficientes. As paradas foram todas perfeitas, ou seja, quando o piloto entra nos boxes com tempo de sobra e sai com tempo de sobra ocupando a mesma posição de antes.
Falando em Wesley, não só ele, mas também Fayol, que venceu a 1ª etapa, foram muito bem outra vez, Fayol completou o pódio e Constantino foi 2º depois de recuperar posições perdidas. Me parece, olhando de cima, que chegou a vez desse trio almejar coisas maiores.
O mais interessante de tudo isso, é saber que Tiago Luz é um piloto dedicado e que conhece as limitações que tem, e quando as limitações existem o primeiro passo é reconhecê-las e corrigi-las, somente os pilotos sabem como as coisas funcionam verdadeiramente, são eles que sentam nos seus "cockpits", e muitos dos problemas não conhecemos. Mas sou pago para analisar e dar minha opinião, e o que tenho visto em três anos é uma evolução considerável.
Como eu disse, as evidências mostram um piloto diferente, e o que fica evidente é que ele briga por título com toda a certeza.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel