MUNDIAL F1 ORION - ETAPA 05 - GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO - SEASON 03
Enfim a primeira
É bom dizer que o Azerbaijão é um palco e tanto para se vencer, isso porque a pista é desafiadora ao extremo e muito veloz. O que acaba sendo um prato cheio para os pilotos. Por falar em prato, quem jantou com gosto a vitória foi Tiago Luz, que além de vencer a primeira na Orion nessa temporada, de quebra ainda afirma a liderança do campeonato, liderança essa que só existe claro, pela regularidade dos resultados positivos.
Corrida e tanto.
Vitória e tanto.
Estar preparado para grandes mudanças no Azerbaijão é a chave para ter bons resultados, afinal, tudo muda de uma volta para outra. São toques, batidas em locais estreitos como o castelo, abandonos, mas o cerne acaba sendo o controle. Tiago conseguiu vencer usando muito da cabeça e claro: da força também. O jogo duro e jamais maldoso contra Ednei numa disputa perto do muro foi uma prova do quanto ele está presente nas provas e não em outro planeta. Ele queria vencer naquele momento, Edinei também, inclusive a briga foi dura, porém bonita. Tiago não é maldoso, e Edinei não é bobo.
A prova foi de recuperação, difícil, com uma troca estranha por amarelos quando o momento era de chuva, acontece, faz parte do jogo, literalmente. A briga pelas posições veio no braço, ultrapassando um por um, com sede de vitória, bom, pelo menos foi isso que sua intenção no asfalto me passou.
Junto dele na briga pela ponta ficou Ricardo que, voltou a andar bem, voltou a andar na frente e assumiu a primeira posição até a briga com Tiago o deixar em segundo. Socoloviski tem seguido o mesmo caminho de Vargas, ambos são muito bons pilotos e tem um potencial enorme para chegar sempre a frente, mas tem figurado mais na parte inferior, o que não condiz com o que sabem fazer de fato. Os pódios precisam ser mais frequentes. Para isso as atuações precisam ser no nível do Azerbaijão.
A estratégia adotada por Ricardo, adiantando a parada na volta 46 quando a chuva retornou, foi excelente, o que deu errado foi que Tiago ainda voltou a frente e seu ritmo era bem mais forte. Ficou bem nítido o quanto Tiago era mais rápido. A liderança também é nítida, 21 pontos à frente de Arruda, que hoje foi 4º. óbvio que muita água ainda pode rolar, o que acontece mesmo é que esforço nunca falta de Tiago, e isso significa que pode ser uma liderança não impossível, é claro, mas bem difícil de ser tomada.
Provavelmente virão outras vitórias por aí.
CLASSIFICAÇÃO:
RESULTADO:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel