O campeonato é curto, as etapas são difíceis e o nível dos competidores é alto. Pensar em em título requer concentração, errar demais acaba com qualquer chance, e como já havia mencionado antes, os tiros deste campeonato de 50%, são muito curtos, e nas duas chances que teve, João Ildeu colocou os dois no alvo. Não existe espaço para pensar muito em certas ocasiões, e a bem da verdade, problema de quem quebra a cuca para decidir-se. A largada veio e caiu como uma luva para que pudesse passar e assumir a ponta em Monza, e, diga-se de passagem, que muitos dos que brigavam e largaram a frente não foram eficientes como deveriam na hora de se manter. O ponto crucial é a largada, onde você decide se vai esperar, ou se vai atacar. Penso humildemente aqui, que, se consegue chegar a uma posição realmente boa na qualificação, como segunda e terceira, a ideia é atacar. Deixar um piloto como Ildeu sair voando é pedir para que as coisas deem errado.
Segunda vitória, dez pontos de vantagem sobre Vini, que fez uma prova muito, mas muito boa. Ultrapassando um monte de gente pelo caminho, inclusive seu companheiro de equipe - as brigas realmente valeram a pena - Inclusive, ele mesmo é o segundo no campeonato, com dez pontos relativamente tranquilos, eu disse relativamente, porque muito embora a diferença seja pouca e sua corrida tenha sido ótima, a de Ildeu foi ainda melhor, e com o pequeno adendo de estar com um moral alto, pela sequência.
João Renato soma a mesma quantia de pontos de Vini, 40, mas nem sequer completou a prova. São estes “pequenos” percalços que vem fazer a diferença no fim das contas. Dá para buscar, é lógico, mas é o tipo do campeonato onde errar menos e somar muitos pontos, se torna a chave. O safety car acabou não sendo a melhor das opções para encostar as coisas. Vini conseguiu buscar, Monteiro com seu carro amarelo também, diante da antecipação de parada, porém aos demais coube apenas se manter na confusão de pancadas, e quantas confusões. Tudo causado pela ansiedade de passar logo, já sabemos que tudo tem seu tempo, o de fazer devagar e o de fazer rápido, o que é diferente de fazer “com pressa”.
Nesse bolo todo, quem sofre as consequências é a equipe Hart, o estrago foi feio. Então se pararmos para pensar não foram só dois, os tiros de Ildeu, no alvo.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: