No Turfe (corrida de cavalos), muitas vezes é necessário conferir a fotografia para saber quem foi de fato o vencedor, os instantes são tão próximos que olhos nus não são capazes de distinguir tal coisa. Rafael Chaves mostrou muito de sua capacidade durante as categorias que participou, mostrou talento de sobra e uma tranquilidade de monge ao pilotar, porém, a sorte não parecia estar ao seu lado no Expert, foram muitas provas ruins e abandonos logo no começo, o que pode ter lhe tirado um pouco a vontade de competir na categoria. Pois bem, eu disse um pouco. Da maneira mais apertada possível ele vence na Itália e confirma de uma vez por todas que sobra em capacidade, por isso no apagar das luzes e com a bandeira quadriculada a frente, é ele quem surge em 1º na fotografia.
Diante de muitas adversidades ao longo da prova, ainda deu tempo para que pensasse na melhor estratégia, que no caso foi apenas uma: Andar o mais rápido possível. Cumprindo punições, trocando bico, e encarando uma parada nos boxes para lá de 40 segundos. É, realmente é preciso ser tranquilo o suficiente para que isso venha a ser algo positivo, sair bem atrás e subir engatinhando ultrapassagem por ultrapassagem não é para qualquer piloto, além do mais, um certo campeão, Thiago Arengue, estava destruindo tempos e abusando no quesito andar bem. Rafael e Thiago por muito foram rivais diretos, Arengue foi mais consistente até ser o campeão, enquanto Rafael brigava com a sorte e consigo mesmo. Uma pena, teria sido tudo muito diferente.
Mas no final de tudo, o que me deixa mais entusiasmado é a evolução dos pilotos, da enorme maioria que, deixou de ser encosto e cumpridor de tabela, para ter nas veias sangue de competidor. Isso fez toda a diferença na qualidade do campeonato, e posso citar muitos nomes aqui como, Fayol Aguiar que tem andado bem com muita frequência, inclusive fechando o pódio hoje, Endriw Aguiar, outro pilotasso que já surgiu dando seu recado, Leonardo Mautes e Luiz Felipe, grandes garotos, competitivos e rápidos e muitos outros. O vice ficou nas mãos do próprio Endriw, já que Leo bateu no início. Enfim, todos de grande valia e com enorme vontade. Rafael não pode brigar com ET Thiago pelo título, mas fez bonito, e andou como de costume hoje, sua batalha nos instantes finais tirando tempo sobre tempo de Arengue merecem reconhecimento, e desta vez sem chances de defesa. A foto é de piloto vencedor, de piloto consagrado e que agora sim, vem com tudo para o mundial.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: