Com a vitória maiúscula de Thiago Arengue as coisas voltam a ficar ‘’emboladas’’ pelo título, claro, a grande maioria depende de resultados combinados para que realmente as chances sejam mais claras, mas o fato é que, hoje, apenas os cinquenta pontos de uma vitória mantém a liderança de Thiago. Ele volta a fazer as pazes com o pódio de um jeito espetacular no México, ganhando posições num curtíssimo espaço de tempo e mantendo uma solidez importantíssima na ponta, é de fato um grande piloto que, por hora havia dado uma cochilada, agora, o título só depende que ele segure Rafael Chaves que tem evoluído e muito de algumas provas para cá e não durma no ponto. Manter a ponta com sua Haas não foi tão difícil quanto se pensava, passou a ficar muito distante dos demais da metade da corrida em diante. Nota-se que a vontade para vencer o campeonato ainda não foi embora.
O outro grande candidato a vencer a competição é este mesmo citado acima, Rafael Chaves, o piloto tranquilo e que sabe conduzir muito bem o carro sem ser inconsequente e nem prejudicar os outros com ações desnecessárias. Foi um dos destaques de hoje conquistando uma 3º posição de respeito depois de ter largado de McLaren na 13º posição, não há o que discutir que tem andado muito e se colocado com as quatro rodas entre os melhores da categoria, e de quebra, da outra que disputa também. Soma pontos e todas as rodadas e consegue se manter consistente no quesito andar no pelotão da frente. Vai dar trabalho.
Trabalho tem passado Cauê Brito, que é 3º no geral da tabela mas oscila bastante nas posições, isso pode o afastar da briga já na próxima etapa dependendo de como terminar. Victor Hugo conseguiu a medalha de prata com sua Ferrari, foi um grande feito, mas como todo o grande feito, ele precisa ser mantido ou pelo menos chegar perto, ou seja, para brigar por título é necessário manter a base de estratégias, não adianta vencer uma e abandonar na outra. Um exemplo de evolução é Ricardo Vargas, que já citei muitas vezes, hoje largou na Pole, e se tivesse mantido mais a faca nos dentes poderia ter vencido, existe um problema na hora de retomar a posição perdida, se ele conseguir devolver com mais rapidez e eficácia não perde mais tempo sofrendo com pressão. Não que a 6º posição seja ruim, muito pelo contrário, ainda é pelotão da frente, mas o melhor de tudo é que tem crescido e sua hora de vencer chegará.
Thiago sobretudo, tem uma tocada muito limpa, perceba no ‘’on board’’ durante as transmissões. Se começar a agir com muita ansiedade vai acabar prestando atenção no carro da frente e não nos pontos certos de ultrapassagem e freada, e aí é fatal. Digo isso em forma de aviso, e porque nunca o vi fazer tal coisa. Acho até que, tanto ele quanto Rafael pilotam de formas parecidas, de uma maneira ‘’fria’’ na pista o que favorece e muito. Prova digna de quem busca ser campeão e de quem sabe o que está fazendo, com tudo, aos nossos olhos está cada vez melhor.
Mauricio Klippel
Qualificação (posições e carros decididos através do XP Cards):
Resultado:
Punição Cat.2 Punição na qual há o toque no carro já considerando na interpretação da comissão irregular para disputa limpa, mas não causando danos ao carro do oponente. 6 pontos retirados na tabela do Campeonato + Multa de 6.000 Realetes.
Pilotos que não completaram: