F1 PROFESSIONAL DRACO - SEASON 04 - ETAPA 04 - GP DA BÉLGICA - SPA-FRANCORCHAMPS
Até a última volta
Detalhes não podem ser deixados de lado numa corrida de F1, principalmente porque eles são capazes de decidir provas. A verdade é que isso é um erro, na grande maioria de vezes os pilotos acabam deixando, permitindo, ou sei lá, como queiram, que estes mesmos detalhes decidam por si, e é aí que mora o perigo, os detalhes mesmo que muito importantes precisam ser consequência da decisão deles.
Esse "pequeno" fato, tirou a prova das mãos de Victor Roldan.
A vantagem era enorme, ele andou uma barbaridade para construí-la e tinha tudo nas mãos para subir ao pódio no seu ponto mais alto, e seria da melhor maneira possível levando em consideração todas as dificuldades que esse grid impõe, e claro, com a cereja do bolo: Wandaick., seu rival direto pelo título.
Roldan chegou a abrir 25 segundos de vantagem, é muita coisa, tempo o suficiente para organizar uma estratégia contra imprevistos. Seu erro foi ter retardado a troca quando a chuva já era uma realidade e mostrava sinais de dificuldade na pista, enquanto Wandaick se adiantava e ele tentava segurar, e aí, bom, 1 segundo na F1 é um tempo valioso. Os boxes só ficaram mais perto quando ele começou a perder o controle com os compostos amarelos.
A briga dali em diante passou a ser contra a chuva, Wandaick e o tempo. Toda a vantagem foi perdida na volta dos boxes, e a malandragem falou mais alto. Wandaick foi certeiro, nem sequer precisou ultrapassar, apenas pressionou Roldan até a última volta para que ele não abrisse os mais de 6 segundos que matariam as punições. É, as punições.
Percebe? Os detalhes no caso de Wandaick, foram planejados até o fim, ele venceu andando muito, e aplicando sua estratégia focada no adversário que estava bem, mas que ficou com a corda no pescoço. Victor andou tanto quanto, e até um pouco mais! Porém, deixou que o detalhe infame que pareceu não fazer diferença na hora empurrasse sua pilotagem ao acaso.
F1 não funciona com acaso, é necessário estar preparado sempre.
Ele não tinha um truque final. Wandaick, guardava uma carta na manga.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel