Para contar boas histórias são necessários bons personagens. Inventar não soa tão agradável, quanto relatar algo que presenciamos, e como aqui nada é inventado, a prova russa que embalou a 16ª rodada do Mundial, na categoria PRO, se encaixa entre as tais histórias boas, porém, com alguns pequenos percalços. Bom mesmo, é que estamos repletos de personagens principais.
Os grandes da noite, foram sem dúvida alguma, André e João. Sampaio tomou por adoção as pistas de rua, comprou a idéia de pilotar com elegância por entre os muros e sair praticamente ileso. Faz parte de um estilo muito próprio, o que o fez vencer novamente. De Mercedes ele se aproveitou do que o carro poderia lhe oferecer e uniu ao estilo de rua que lhe cabe muito bem. Foi um tempo dedicado a passar, buscar e acertar, tanto o timing de paradas, quanto o de precauções, isso explica as pouquíssimas infrações cometidas.
Sochi é rápida, mas também traiçoeira, André não deixou-se levar, venceu justamente sob os olhos daquele que simplesmente transformou a Toro Rosso, numa equipe de ponta. Assumiu a liderança da prova e despontou na frente. Firme, é João Vinícius quem cruza a linha, mas não ergue o troféu. Ao contrário de André, ele abusou das punições, e uma justificativa para isso, não oficial, é claro, forma-se através dos dizeres de que o carro é tão ruim quanto uma Williams.
Não sei, mas as punições exageradas continuam por derrubar vitórias e sendo mais uma vez o tal percalço da prova, que não sai do pé da maioria.
Tantos personagens interessantes, entre eles, Tiago Luz, que de Ferrari, assina a carta de “caçador de posições”, junto de Fernando Schreiber. Grandes, enormes atuações dos dois! Sem desistir e procurando melhores colocações. Luz foi 4º, Schreiber, 7º, um demonstrou que ao seu modo pode ainda chegar longe, mesmo que com intervalos maiores de boas atuações, o outro, deixa claro que não brinca em serviço, mesmo que isso lhe custe partes do carro. Fernando é um Daniel Ricciardo com toques de Verstappen, chega, passa, mas deixa uma marca.
Sochi, bela pista, e foi nela que as coisas começaram a se aproximar do fim. Pode ter sido um indício de que significativas melhoras vem por aí.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: