F1 PROFESSIONAL ORION - SEASON 05 - ETAPA 06 - GP DE ABU DHABI - YAS ISLAND
As credenciais estão na mesa
Após ser o Campeão individual, Tiago Luz, de forma muito consistente, do mesmo jeito que já havia conduzido o campeonato todo até erguer a taça, conseguiu encerrar o Pofessional na prova de Abu Dhabi em 2º. Repetindo o resultado do Bahrain ele teve repertório de sobra para brigar até o fim com Fernando Schreiber sem entregar as pontas em nenhuma ocasião, mesmo naquela em que foi ultrapassado, e neste caso foi por ter um carro ligeiramente inferior. McLaren e Mercedes são um abismo de distância, mas, quem guia precisa muito mais que um carro.
O arrojo de Fernando ultrapassa seus próprios limites, as punições são absurdamente exageradas e as chances que brilham aos seus olhos ao invés de iluminar seu caminho, o cegam. Está na hora de ligar o alerta.
A briga entre ele e Tiago foi excelente, de alto nível, porém, a inteligência e o repertório adquirido por Tiago ao longo do ano lhe colocam hoje bem à frente, sem nenhuma dúvida. O resultado: McLaren Campeã também por equipes, com Luz e Ivanilson Manga, que da sua forma foi sim fundamental para a somatória dos pontos.
Pois bem, nesse imbróglio todo, um piloto coloca suas credenciais bem à mostra e as joga na mesa. Rafael Almeida assume a Mercedes numa escolha certeira de Schreiber e nas últimas duas provas foi ele quem comandou a festa.
Duas corridas disputadas e duas vencidas, e bem vencidas, diga-se de passagem. Rafael mostrou uma propriedade de sobra desde quando pilotava na Renault, o que foi argumento vencido para ingressar na equipe de Fernando. Baita piloto. Tem controle sobre as ações na pista, e uma bela leitura das provas. As vitórias vieram num momento de decisão, a batata quente estava no colo dos demais e ele deu conta do recado.
A Mercedes é o melhor carro, isso é indiscutível, mas não vence sozinha e nem mostra seu potencial se da mesma maneira um piloto potencialmente qualificado estiver longe do seu cockpit. Rafael, mesmo que brevemente nos mostrou onde pode chegar. E se era isso que as equipes precisavam, bom, agora já tem.
Eu ficaria de olho. É potencial Campeão em 2021 (se tudo correr bem).
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel