Sabe o que é uma “tocada”? Pode ser muitas coisas, mas o significado que importa no nosso ramo é que esta palavra significa conduzir, guiar, dirigir ou pilotar. Usado num modo mais dentro das gírias da F1, e que cabe muito bem para definir o que fez Lucas Yan com a banheira de James Hunt no ano de 1976. A McLaren M23 é horrível, mas era o que tínhamos para hoje, sem choro nem vela. A famosa ‘’tocada’’ de Lucas está ficando famosa, pois é impecável, principalmente encontrando o ponto do carro hoje. Os abandonos vieram, mas as posições também foram trocadas em compensação, o que não mudou foi o vencedor.
Chuva de molhar bobo e uma troca de pneus que poderia muito bem ter ficado para a próxima, mas, todos sabemos que não trocar na chuva é o mesmo que abandonar, e assim começa a correria para os boxes. Um Safety Car indesejado também deu as caras, e fez Luiz Ramone perder duas posições na re-largada, ele vinha bem e com o carro acertado, mas não segurou Vinicius Sena e nem Rafinha, que diga-se de passagem teve o esboço da vitória nas mãos não fosse a tal chuva. Muito se perde nas paradas inesperadas para trocar pneu, inclusive pódios, é infelizmente a F1 favorece literalmente quem pensa mais rápido. É a lei da pista.
Alguns pilotos que vieram bem na primeira prova foram muito aquém na segunda, a diferença de carros foi predominante. Vinicius Sena brigou tanto com Rafinha que gerou uma individualidade à parte na prova, mesmo já não tendo mais chances de vencer, afinal, o espírito permanece ativo. Quando Ramon se adiantou e colocou pneus slicks antes dos demais pareceu que não ficaria na pista, e também quando ela parou pareceu mais uma vez que venceria, infelizmente parecer não é ser e, Lucas acabou ganhando as posições no braço, sendo persistente e remando lá do final até passar Ramon. A tocada é impecável, digna de palmas, se encontrou como piloto e dificilmente se perderá. Rodrigo Trindade não tem dado as caras mais, uma pena, seria uma briga e tanto, com os 100 pontos de hoje e a não marcação de Trindade, Yan pula para bem perto de briga e pode consolidar de vez o título caso seu rival não volte mais. Isso se chama foco, competência e porque não… Sorte de campeão.
Mauricio Klippel
CLÁSSICOS ETAPA 2 - 25% MCLAREN M23
Classificação (GRID INVERTIDO):
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: