F1 MUNDIAL PROFESSIONAL PEGASUS - SEASON 01 - ETAPA 17 - GP DO BAHREIN - SAKHIR
As lições de um título: o Samurai ergue a taça
Ele não venceu no Bahrain, embora estivesse mais do que preparado para isso. Encontrou seus principais rivais logo ali, bem à sua frente. As Mercedes de João e Douglas foram o calor de Kleber, a dose dupla de uma bronca nada fácil de encarar. Sem vitória mas com o título de pilotos garantido, bastava que chegasse em 7º, foi 3º.
Como nós sabemos a conquista de um campeonato não acontece de uma hora para outra, nem de uma corrida para outra. Leva tempo, e em alguns casos até anos. Batidas na trave, temporadas irregulares, decepções e muitos outros impasses particulares. O Samurai passou por muitas dessas coisas, mas além delas sempre esteve o seu grande espírito de pilotagem aliado ao seu talento e visão de prova, não adianta, ou o piloto enxerga o que ele precisa fazer ou vive nas nuvens para sempre.
Kleber cresceu se corrigindo, olhando seriamente para as derrotas. Um campeonato desta magnitude precisava ser conquistado, mais do que ninguém ele sabia disso. E essa é a 1ª lição: aprender com as derrotas e treinar como puder sem desistir.
Não à toa ele é um dos três melhores pilotos de todos os grids.
A outra parte responsável por esse título se chama Léo Mautes. Sim, o companheiro de equipe de Kleber é também seu amigo, escudeiro e outro ET das pistas. Quando você tem ao seu lado alguém que se cobra e te cobra do mesmo jeito, o crescimento é automático. São treinos juntos, discussões e trocas de idéias, não tem ego, só a equipe importa.
Esses dois, os caras da Red Bull, são um dos maiores exemplos de como uma dupla de pilotos deve agir. Essa é a 2ª lição para ser campeão: Quando a equipe, dupla, é unida, ambos crescem e aprendem um com o outro. Trabalho magnífico dos dois o Mundial inteiro.
Mesmo com a parede excepcionalmente formada pelos ótimos João e Douglas, Tupeti não perdeu a mão, não foi ao exagero, não "espetou" o título, nada disso, ele observou os parâmetros da prova, como a situação daquele momento que era todo das Mercedes o favoreceria. Bom, a leitura foi fundamental, e durante toda a prova no Bahrain ele nem deixou Douglas ou Ildeu sumirem e também não foi agudo ao ponto de perder a possibilidade de ser Campeão por alguma imprudência.
Ele foi malandro. 3ª lição: saiba ler a prova, observe o momento.
Douglas também foi Campeão Mundial esse ano, e Ildeu brigou muito, tanto que venceu ontem (09), ou seja, ambos são fortíssimos. E com tudo isso, com todo o aparato, Kleber ergueu a taça uma corrida antes do fim, e por 1 ponto apenas não sagrou a Red Bull campeã de construtores. Léo não conseguiu correr e mesmo assim o Samurai matou a responsabilidade no peito e andou pelos dois. Era ele contra Douglas, João, Mercedes e as punições. Em alguns momentos era ele, contra ele mesmo.
6 vitórias, 12 pódios, mais de 600 pontos, e ainda resta Abu Dhabi.
A Pegasus é do Samurai, enfim, já era hora.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel