F1 MUNDIAL PROFESSIONAL PEGASUS - SEASON 01 - ETAPA 16 - GP DO BRASIL - INTERLAGOS
A cobrança que faz de Léo e Kleber pilotos tão respeitados
Os problemas enfrentados pela Mercedes perturbaram e nublaram de vez a ideia de título. Desde o início do Mundial as coisas não se desenhavam como a equipe gostaria, tanto que, João Ildeu encaixou suas vitórias muito tempo depois, já nas etapas 11 e 12, e depois no México, etapa 15. Sem falarmos do jejum enfrentado por Douglas, que inacreditavelmente ainda não venceu. A dupla da Mercedes tem dois dos pilotos de elite da Reality, mas nem isso tem salvo a temporada da equipe comandada por André Sampaio.
Matematicamente ainda é possível, mas será que eles ainda querem? Me parece que os contratempos de ontem (25) no Brasil foram a pá de cal na vontade dos dois. Douglas largou em último depois da desclassificação no treino, a corrida foi arrastada até o fim. João com todas as chances de vencer acabou atrapalhado por um boot de carro na pista, perdeu o bico e ficou muito para trás. Foi guerreiro ao chegar no pódio em 3º.
O abatimento tomou conta da Mercedes.
Todo o competidor de alto nível, se cobra. Todo o competidor para estar num alto nível, precisa se cobrar. Léo e Kleber são um exemplo e tanto disso. Mautes fez a pole e venceu com muita propriedade, brigando firmemente com João Ildeu até o ponto em que ele estava na disputa. Zero distância, carro extremamente equilibrado, respondendo a tudo o que havia treinado e montado. A execução foi perfeita, e a vitória veio na hora certa, o colocando atrás de Kleber na tabela geral, ou seja, as Red Bull estão na ponteira.
A inteligência de Kleber é algo invejável para quem corre, uma inveja no bom sentido, que todos deveriam observar os pontos fortes do samurai. A leitura e a tocada de Tupeti lhe colocou na 2ª posição em Interlagos, já podendo ser Campeão antecipado no Bahrain.
Esse "sensor de cobrança" que ambos tem é sem dúvida um diferencial. Preste atenção na postura em pista, e também fora dela. Kleber tem sede de título! Ele quer a todo o custo ser o Campeão do Mundial Professional, um título importantíssimo! Ele treina duro, e executa com maestria. Ele sabe o quanto é ruim fazer corridas impecáveis e ver no fim, bater na trave. A cobrança por entregar algo melhor a cada etapa o coloca no patamar em que está.
Uma espécie de indignação cobre as palavras de Léo Mautes. De não estar sob hipótese alguma satisfeito com seu desempenho, por estar vencendo pouco, e até mesmo por estar andando atrás do parceiro Kleber. como disse ele: "Se Tupeti consegue tirar mais dessa Red Bull, eu também consigo". E foi exatamente o que fez. Mexendo, testando, treinando e adquirindo a confiança que lhe deu a vitória, a 2ª no Mundial.
Percebe que estou falando de Léo Mautes? Campeão do Mundo, que carrega um elo tão pesado que nem para mais na foto. Um dos grandes, e mesmo assim se cobra e busca evoluir, sem medo de falar que seu desempenho não é o que gostaria, ele se nivela a Kleber, e para que régua mais alta?
Vitória impecável no Brasil, dobradinha da Red Bull na prova e na tabela geral. Tupeti a uma prova de ser Campeão. E mesmo assim, para eles, dá para melhorar!
É por isso que são tão respeitados. Não aceitam ser piores nem que eles mesmos.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel