MUNDIAL PEGASUS FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 20 - GP DO BRASIL - INTERLAGOS
Passe a régua e feche a conta
Uma corrida e tanto no Brasil, com resultados individuais meio inesperados, não pelo que se desenhava no campeonato, mas sim pelas circunstâncias da corrida. Tudo foi decidido em Interlagos, a conta está fechada e querendo ou não, Abu Dhabi já tem um tom de festa.
O inesperado abre suas portas com o abandono de Tiago de Luz, que com certeza foi o decréscimo dessa prova. Se conseguisse algo significativo no Brasil, Tiago ainda continuaria na briga pelo título, mesmo sabendo das dificuldades e da vantagem de Weverton. Mas, se ainda existem esperanças, nada mais justo que dar o melhor que se pode, ainda mais corridas de F1, que tudo pode acontecer.
Ao passar o carro de segurança, Luz, foi desclassificado, isso na volta 25, e sendo um bug do jogo ou não, é de todo modo frustrante, sabendo do quanto evoluiu e como executou neste ano grandes feitos como piloto. Enfim, é outra história daqui em diante.
Weverton sagrou-se o campeão, tanto individual, quanto por construtores, com a excelente equipe RED TAURI, que aliás, tem Tiago Luz como membro. O feito de Werton é sem dúvida nenhuma gigantesco, assim como o próprio Tiago, ele subiu de patamar na sua escalada ao aperfeiçoamento, e construiu um campeonato brilhante, acertando muito mais do que errando. A vasta vantagem serviu para que administrasse tudo e deixasse que os demais lutassem entre si para chegar perto.
Campeão com uma prova de antecedência, com muita autoridade na pista. Ninguém mais pode alcançar Weverton, que só foi agraciado com a taça depois das contas de Fábio, já no apagar das luzes. Mais um fato inesperado! Todos pensamos na decisão na última etapa, mas, a construção de Weverton foi além, e ele é extremamente merecedor deste título.
Sem dúvida, a grande surpresa deste Mundial, é Wesley Constantino. O homem que conseguiu abraçar inacreditáveis 5 vitórias seguidas decolando como um foguete prova a prova como se uma chave tivesse virado. À partir do Vietnã, foi um abraço, ninguém mais chegou perto do 1º lugar do pódio.
As vitórias de Wesley começaram em um momento em que os números não se mostravam mais a seu favor. E da forma mais crescente possível, ele deu um nó nos favoritos ao título chegando ao ponto de estar em 2º na tabela de classificação, ou seja, se existissem mais umas três corridas pela frente, sabe-se lá, o que Wesley não poderia fazer.
Na volta 5 em Interlagos ele já era o 2º, andando muito e aproveitando o equilíbrio da Red Bull nessa pista, principalmente na parte mista. O acerto de Wesley estava perfeito, inclusive passando batido por Tiago, Weverton e Ricardo, que foi seu concorrente mais direto durante essa prova, também muito equilibrado, tanto na pista, quanto em punições.
Se Constantino buscar a 6ª vitória em Abu Dhabi será um plus, porque o que ele fez até aqui é de se aplaudir, inclusive, pode encerrar mais leve, sem pressão de ter que encostar no inatingível Weverton.
No mais, passamos a régua e fechamos a conta.
Que espetáculo de campeonato!
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel