MUNDIAL PEGASUS FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 19 - GP DO MÉXICO - MEXICO CITY
O fim das traves
A sensação de estar sempre "encontrando a trave" depois de executar performances excelentes nas corridas, não é nada boa. É como falar do justo pelo injusto, e infelizmente nem sempre as coisas são como planejamos. Mas o fato é que, um trabalho duro e de grandes acertos como o de Pedro Raso, uma hora o levariam a vitória.
Veio, enfim, no GP do México ontem (28), circuito que tem por estilo oferecer punições de bandeja para quem tropeçar nos erros. Pedro conseguiu ser o mais controlado possível, o mais seguro possível, e claro, como é de costume que eu fale aqui: ele leu a prova, teve paciência para executar sua estratégia em meio ao pulo de alguns pilotos a frente, como Gustavo Silva, por exemplo, que fez uma largada espetacular e abriu vantagem ainda no começo.
É deixado claro por ele que não anda bem no México, o que parece contraditório por ter vencido tão bem, mas é aí que mora a grande verdade: o acerto do carro foi propício para uma pista que lhe traz dificuldades e as estratégias foram seguidas ao pé da letra.
Enquanto o líder Douglas amargava um desempenho totalmente atípico, iniciando com o composto amarelo, Pedro encontrou um equilíbrio muito interessante, difícil, é claro, mas que foi fundamental para vencer: acerto do carro detalhado, leitura de prova, e um alinhamento de performance com um composto durável, porém, que não entrega tanto no quesito velocidade.
Estender para uma segunda rodada de amarelos quando todos acreditavam no vermelho, foi mais uma vez ousado, mas ele conseguiu ser rápido o suficiente na escalada do grid, e nas paradas em tempo certo para aí sim, ele ter a vantagem.
O vermelho foi a cereja do bolo, foi o momento em que ele conseguiu abrir uma janela de tempo muito ampla em relação à Iran. Já com os intermediários a vantagem só aumentou, obviamente a cautela de quem estava atrás também teve seu nível elevado, justamente pela consciência da conquista de pontos que já eram certos, e porque Pedro de fato estava bem o suficiente para não ser mais alcançado.
30 segundos à frente, e uma vitória merecida.
Por hora, chega de traves.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel