MUNDIAL DRACO FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 18 - GP DOS ESTADOS UNIDOS - AUSTIN
Mais uma vitória significativa para a conta de Gregório
A pole position nem sempre favorece o piloto que a faz, caso ontem (19) de Matheus Gregório, que de Racing Point cravou o melhor tempo na pista dos EUA, mas largou muito mal, consequentemente as posições no grid foram despencando até que ele parasse no meio da tabela. Erro ou falta de sorte? A verdade é que não importa muito, a qualidade que Matheus tem nos mostrado lhe coloca num outro piso.
Reverter situações ruins dentro da pista é um fator que não impressiona mais, vindo do estilo de pilotagem que Gregório executa, nada mais normal para um piloto do seu calibre, mas que obviamente não diminui o feito. Até porque a ponta foi assumida pelo vice-líder do campeonato, e tão bom quanto, Thiago Arengue.
As estratégias de Parada e a tocada de Arengue foram impecáveis em todos os sentidos, depois de assumir a ponta só deu ele, como sempre muito firme. Nem sequer o safety car tirou dele a vantagem que tinha construído, isso que não faltam oportunidades de passagem no circuito de Austin.
A ligação entre Gregório e Thiago aconteceu na volta 51, com situações opostas: Matheus vindo de uma corrida de recuperação maravilhosa, com pé no fundo e mesmo assim equilibrando para não tomar punições, o que infelizmente tem sido quase que inevitável. E Arengue com a prova na mão, seguindo a cartilha.
Como era de se esperar, pela performance, Gregório assume a ponta na volta 52 e tudo muda. Arengue não consegue diminuir o tempo e Matheus vence a segunda seguida.
A mim, resta apenas repetir o que havia dito na coluna passada: se Matheus tivesse começado antes, na fase extraordinária em que vive, as coisas teriam hoje uma outra história. 6 provas de atraso fazem uma diferença astronômica dentro de um campeonato. E ainda assim, com tantas adversidades se encontra em 4º lugar na tabela geral, vencendo prova atrás de prova e sem limites de evolução…Nada mais a declarar.
Aplausos a Matheus Gregório não são um exagero.
Resultado:
Piloto destaque:
Piloto da corrida:
Não terminaram
Por Mauricio Klippel