SPARTANS FÓRMULA 1 - SEASON 02 - ETAPA 03 - GP DA CANADÁ - CIRCUITO GILLES VILLENEUVE
Vem Airton!
O gongo das punições tocou outra vez, e como de costume, quando ele soa, algumas trocas acontecem. Neste caso, não houve alteração no vencedor, muito pelo contrário, a prova construída por Airton Ferreira foi excelente e a vitória, aliás, a sua primeira vitória chegou bem pavimentada. As mudanças aconteceram dele, para baixo.
No mínimo é interessante, nostálgico e sonoramente agradável, ouvir o nome Airton cruzando na linha de chegada.
Na visão deste, que vos escreve, Airton não fez mais do que aproveitar as oportunidades que teve, e o ‘’apenas’’, não diminui em nada seu mérito. Na verdade ele foi certeiro, construindo sua escalada e pensando rápido durante os momentos decisivos que uma prova assim impõe, como um safety car. Manteve-se firme em sua tocada e quando se aproximou o suficiente de Thiago Arengue, não brincou em serviço, na brecha mínima, ele passou.
E mesmo que ao cruzar a linha os demais estivessem ainda brigando e muito perto dele, o que era preciso para vencer foi feito.
Com aquela chuva pingando nos capacetes a corrida inteira, o pensamento mais natural seria o de manter cautela, não se arriscar tanto assim, mesmo que a pista seja convidativa a um ‘’pé no porão’’. Mas nem só de cuidados vive um piloto na chuva. E que bom que existiram brigas ótimas como a de Thiago Arengue e Guereti Souza.
Ataques contundentes o tempo todo, manobras muito bem executadas e limpas, o que parece simples, mas em um nível tão alto nada é simples. Os dois foram bons rivais até o cruzar da linha, e nos mostraram como se deve disputar posição sem ‘’matar o adversário de susto’’. Arengue foi de 2º para 4º lugar, é, este é o som da punição.
Nada de mais, e que comprometa a grosso modo, mas no geral era chance perfeita de distanciar de Vini, que não foi bem. Resultados bem apertados, porém, foi justamente esse aperto que fez a diferença e definiu as posições finais.
O quanto fazer uma corrida consistente é importante? Nem preciso dizer. Guereti pulou a frente e Pedro Raso mais ainda. 2ª posição e uma somatória interessantíssima, no fim das contas, quanto mais gente diferente vencer, melhor fica até a etapa final, na Bélgica.
Mas hoje, um Airton comemora.
CLASSIFICAÇÃO
Resultado:
Não terminaram
Piloto da corrida:
Piloto destaque:
Por Mauricio Klippel