Veja bem, não faltaram oportunidades para que Raphael pudesse ter vencido, foram muitas, muitas mesmo. Grandes rivalidades em pista, pódios, e várias tentativas na trave. Um dia chegaria sua vez, mas quero deixar bem claro que só chegou, porque se manteve constante nos resultados, foram pouquíssimos os negativos. Ele não deu uma de ‘’grandão’’, pelo contrário, nem sequer sei como é o tal Raphael Lobo, e a mim não faz diferença saber. Discreto, o que preciso ver dele, é o que faz na pista, sua performance, que aliás foi o que o levou a vitória. Se em Silverstone as coisas não foram como o esperado e por hora viu a liderança nas mãos de Paulo, e sem nenhum demérito, quando tudo acabou na Alemanha a liderança era sua novamente. Foi de ponta a ponta, irreparável, sem depender de erros alheios e já arrumando a cama para deitar lá, na Pole.
De Mercedes não dá para perdoar, se a fase é boa, e a liderança depende de vencer, chega de frescuras, pé no fundo sem olhar para trás. Quem anda a frente tem várias vantagens, a de Lobo era pisar fundo, tirar tempo suficiente para voltar a frente depois da parada e concentrar. Fazer o mais ‘’simples’, em termos de estratégias, nem sequer deu chances para quem vinha atrás. Quem sabe tenha sido esta, a prova que precisava para ganhar mais moral, se ‘’chupar bala’’ Ramon, Paulo e até Fernando Muniz abocanham a situação de líder.
O que não é surpresa são as atuações de primeira categoria de Ramon, Fernando, Paulo, Diego e Henrique, principalmente ele e Muniz, e se você não entendeu, significa que se mantém brigando sempre, que não entram na pista para atirar confete nos adversários, como dizemos no Rio Grande do Sul: ‘’Ali o pau pega, e não alivía’’! São competidores mesmo, e mostraram mais uma vez isso na Alemanha. Henrique pode ser menino fora da pista, mas dentro, é exemplo, o quanto evoluiu numa metade de temporada é fora do comum. Fernando ficou um tempão parado, voltou e voltou com força, vendo e fazendo tudo com mais seriedade, sempre foi capaz de brigar, e na tabela geral já é 4º.
Não sou o maior fã de Hockenheim, nem sei se algum deles, mas quem precisava comprar bem no leilão, assim o fez, não passaram vergonha e mostraram que a bela corrida da Alemanha foi mais uma de quem veio para brigar por título, todos querendo chegar a frente, brigando e apostando em carros bons. Assim que se fala.
Mauricio Klippel
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Pilotos que não completaram a prova: