É menino, mas a cabeça é de veterano. Ataca de comentarista de vez em quando, e o nervosismo toma conta, as palavras não saem, mas as informações chegam. Quem disse que ele precisa ser craque comentando? Seu chão é literalmente o asfalto, e hoje Henrique Aires provou que além de promissor, já pode subir de categoria. A consistência não chegou por osmose, e sim através da dedicação, e subindo degrau por degrau. No começo de tudo sempre faltava algo, ou ser menos ansioso, trabalhar melhor as punições, e se manter firme até o fim das provas. Tudo isso com o tempo deu lugar a um piloto que além de rápido, também se tornou eficaz nos resultados.
Era nítido que um dia a vitória chegaria, foi a primeira de muitas que esperamos vir, sem deslumbre, sem nariz em pé, sem soberba, ele é uma promessa, e o GP da França de hoje o coloca em outro patamar, aquele que só pode ser mantido com os pés fincados no chão. Acreditou desde o início na Ferrari que tinha nas mãos, assumiu a ponta e dela não saiu mais. A parada foi certeira, trocando o stint rápido pelo longo, quando optou pelo composto amarelo, e aí a confiança falou alto, levou até o fim com tempo de sobra, sem nem sequer recuar na decisão. O circuito é ótimo, e seus rivais não estavam de brincadeira hoje, felizmente, nem ele.
Northon enfim fez ‘’aquela’’ prova que eu esperava dele, sem atrapalhos, e sem interrupções de fora. Andou muito e fez frente a pilotos que por muito tempo andaram a sua frente. Ultrapassagens de manual, e uma Red Bull enfezada que não deu chances ao azar. Assim como ele chegou Fernando Muniz para completar o pódio. Absurdamente rápido, ele descobriu a melhor maneira de subir no grid em pouco tempo, e isso faz de si um dos pilotos que mais evoluíram no decorrer do mundial. Muito me agrada, a trinca do pódio foi tecnicamente impecável, Ferrari, Red Bull e Mercedes, as grandes sendo grandes, seus pilotos sendo inteligentes, deixando a prova fluir e preocupando-se única e exclusivamente com ela. Nada de corrida travada, a boa pilotagem tomou conta do rápido circuito francês. Acredito que tenham entendido o conceito de ‘’andar bem’’ e ‘’ser competitivo’’ hoje, isso precisa ser mostrado dentro da pista, não fora. Para os fãs de um belo espetáculo, está aí um prato cheio.
Mauricio Klippel
Carros e posições escolhidos através do sistema XP CARDS.
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: