Mautes é a prova viva de que não é preciso vencer todas as etapas para ser líder de um campeonato. Muito pelo contrário, a chave que leva a tais resultados é mais velha por aqui do que andar para a frente, e se chama: CONSISTÊNCIA. Não cruzou a linha em primeiro nas sete etapas, mas sim, concluiu levando seus pontos para casa todas as vezes que teve chance. Piloto discreto que não se ouve falar muito, ele mostra mesmo é na pista. Não é um prodígio ou um líder hegemônico, mas sua evolução permanece a cada corrida disputada, mesmo que percalços aconteçam. Hoje não aconteceram, a não ser aqueles normais de prova, que o fizeram vencer usando a inteligência para largar muito bem, abrir e buscar outro grande piloto e campeão, Thiago Arengue, tarefa nada fácil, ainda mais quando você está de Red Bull e o adversário de Ferrari, hoje, todos sabemos que os motores não se equivalem. Pois bem, a busca por Arengue chega ao fim numa bela ultrapassagem, quase ‘’policial’’, pelo fato de ter vindo numa perseguição, fica a simples comparação para exaltar o empenho do vencedor no Canadá, que não é de hoje.
O atraso cometido por Thiago na hora de trocar o bico, pode ter sido crucial para sua vitória escapar, as coisas iam muito bem, carro e piloto em sintonia e a largada saiu também dentro do esperado, mas o dito do atraso na parada o fez perder não só tempo, mas rendimento também, o primeiro virou terceiro, e o que saiu de bom nisso tudo foram o pódio e a certeza de que ainda é um piloto muito bom, assim como Rafa Chaves, que poderia ter ido melhor de Mercedes, mas enfim voltou a brigar nas cabeças. E por falar em cabeças, este é sem dúvida o grid mais difícil e equilibrado de todos. Não temos pilotos ruins, todos são bons pilotos, e de quebra temos muitos excelentes que brigam no pelotão de cima, pare e reveja os cinco primeiros que largaram, é absurdo o nível. Léo está encontrando a fórmula que não é secreta e a executando muito bem, mas dali em diante as coisas são feias, como por exemplo ter Douglas Kdog, George Silveira, Rafa e Arengue, Herbert, Vini, e muitos outros na mesma categoria que ele, são páreos duríssimos e que fizeram as suas maneiras provas ótimas, buscando a todo tempo tirar o melhor que se pode dar. Grid de respeito, 90% pode ser campeão, Mautes é o mais próximo da dificílima caneca, porque a única coisa fácil que tem, é ligar o videogame.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: