Os começos de Mundial tem sido um tanto quanto emocionantes. E nem sequer pensamos em abrir mão de corridas assim, é uma carta registrada e carimbada com a personalidade da Liga. Nas temporadas passadas com menos provas a categoria do P4S encheu os olhos, desta vez entrando num campeonato longo e com pistas completas não tem sido nada diferente, claro, confesso que comparando com as demais que já haviam estreado a PRO foi a mais ‘’fraca’’, ela tratou de esquentar somente na última metade dos 100% no circuito de Melbourne. Fraco não quer dizer ruim, apenas quer dizer que foi um pouco menos emocionante. Os pilotos que venceram na primeira etapa são os os grandes destaques, todos com vitórias parecidas, ou seja, engataram Pole Position, e foram vitoriosos com sobras, praticamente de ponta a ponta. Tony Peterson, alguém cheio de altos e baixos nas temporadas passadas, inicia muito bem o longo campeonato e com uma vitória significativa.
Aos nossos olhos a sua prova foi tranquila, aos seus nem tanto, afinal, encarar o tão temido 100% requer atenção redobrada mesmo quando se anda de cara para o vento o tempo inteiro, deslize por um piscar de olhos e ‘’game over’’. Foi sim uma prova excelente, onde o que estava escrito no manual da F1 foi cumprido, como fazer a Pole, largar muito bem, acertar a parada nos boxes e cruzar a linha como fechamento, tudo isso foi algo que veio com o tempo, e eu quero acreditar que tenha treinado muito para tal prova. Tony é muito bom piloto, mas alguns enroscos passados o deixaram longe de um bom status, agora somente sua vontade e sua moral elevada podem levá-lo mais além.
Até que enfim Tiago Luz consegue subir no pódio desempenhando a melhor prova desde que estreou por aqui. Faz tempo se é que você não lembra. Mas a evolução acontece depois de muita de constância e treino, foram tantos resultados ruins que ele próprio busca esquecer, acredito que tenha lavado a alma chegando em 2º. Fernando o passou é bem verdade, porém as punições o tiraram a medalha de prata. Outro que mereceu estar na ponta, mas o que Tiago fez hoje foi mostrar firmeza, maturidade dentro da pista e principalmente: Tranquilidade. Espero mesmo que vá muito além desta. Alex entra na competição como um dos favoritos na categoria, mas errou tudo hoje, começando com o atraso na troca de pneus durante o carro de segurança e também por levar compostos tão ruins ao limite, ISSO NÃO DÁ CERTO. Corrida de recuperação, que poderia ter sido bem diferente. Perdem aqui, ganham ali, trocam uns e outros, assim é a F1, se conta com a sorte, com a competência, e no fim é ruim para alguns, excelente para outros.
Mauricio Klippel
Classificação:
Resultado:
Pilotos que não completaram a prova: